Há quem diga que a acolhedora Andrequicé, no interior de Minas Gerais, parou no tempo. No entanto, o importante na pequena vila não é o passar dos dias, anos e décadas, mas a conservação de sua história e cultura, suas maiores riquezas, um verdadeiro cenário vivo. A terra que inspirou Guimarães Rosa, um dos maiores escritores do Brasil, também respira inclusão, dança e criatividade.

Além disso, as paredes da histórica Casa de Manuelzão, vaqueiro amigo do grande literato mineiro, sombreiam serenamente a Semana Cultural que acontece todos os anos nesta época. Nesse sentido, o evento reúne moradores e atrai turistas e intelectuais para este berço da cultura sertaneja.

Apresentação das dançarinas da APAE de Três Marias abriu a noite desta quinta-feira (6) na Festa de Manuelzão em Andrequicé (Imagens: Johann Germano/Sagres Online)

A Festa de Manuelzão, como é chamada a Semana Cultural, tem o seu próprio Festival de Danças. Entre elas o estilo cigano, o gamba e a dança circular. Consideradas extintas, porém, as danças ganham vida em Andrequicé. A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Três Marias, cidade que margeia o Rio São Francisco que fica a 30 km do vilarejo, integra os grupos que se apresentam no festival.

Nesta quinta-feira (6), alunas da APAE abriram a sexta noite do festival apresentando o caribó, isto é, uma dança típica da região Norte, no estado do Pará, com inspiração nos costumes dos povos indígenas. Ao todo, sete grupos se apresentaram no Festival de Danças, uma das atrações da Semana Cultural Festa de Manuelzão em Andrequicé.

Identificação e ancestralidade

Dançarinas da APAE de Três Marias apresentam dança do caribó na Festa de Manuelzão em Andrequicé (Foto: Johann Germano/Sagres Online)

A diretora da APAE de Três Marias, Neila Ornelas Dayrell, todavia, conta que a organização social realiza diversas oficinais culturais.

“Essa é a oficina que elas mais se identificam, que é música e dança. Uma vez ou até duas vezes por semana a gente faz esse trabalho com elas”, afirma.

Com vestidos e bambolês que suspendem as saias folclóricas, todavia típicas da dança, as alunas abrilhantaram a noite fria e florida em Andrequicé.

Cultura

O tema desta XXII edição da Semana Cultural Festa de Manuezão em Andrequicé remete à reflexão sobre a importância da natureza na literatura Roseana e sua íntima relação com os habitantes do sertão.

“Andrequicé traz para a gente essa rememória de que o sertão é aqui, de que nós estamos nesse pedaço desse sertão. Durante Semana Cultural da Festa de Manuelzão, a gente trata dessa questão de voltar à nossa ancestralidade, ao nosso momento que é a natureza. Aqui continua esse cenário vivo”, realça o secretário de Turismo de Três Marias, Roberto Carlos Rodrigues da Silva.

Além das oficinas, a APAE de Três Marias atende pessoas com deficiência intelectual há 30 anos em Três Marias, de segunda a sexta, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 10 – Redução das desigualdades

Leia mais

Semana cultural movimenta sertão de Minas Gerais, berço e inspiração de Guimarães Rosa

Projeto contra desmatamento do Cerrado segue parado no Senado

Projeto de hortas nas escolas colabora para aprendizagem de alunos da rede estadual