O festival de cinema Goiânia Mostra Curtas começa sua 20ª edição da história na noite desta terça-feira (23), a partir das 20h. O evento vai ser aberto ao público e realizado de forma online por conta da pandemia da Covid-19. Assim, o festival, organizado pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), contará com transmissão no canal do Youtube do órgão.
Leia mais: Distribuição de recursos para arte e cultura será definida em reunião com artistas goianos
Por conta do formato digital, a grande novidade do festival em sua 20ª edição é a transmissão para todos os países de língua portuguesa. São eles: Angola, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
Na programação do Goiânia Mostra Curtas, o público poderá assistir a 86 filmes, entre eles 18 goianos. Além disso, tem a exibição dos Filmes Premiados da Curta Mostra Brasil e da Curta Mostra Goiás durante os 20 anos de Goiânia Mostra Curtas; 19ª Mostrinha – Filmes Premiados pelo Júri Popular Infantil; Curta Mostra Brasil – Os Caminhos do Brasil, com filmes contemporâneos de 2020 e 2021 (curadora Beth de Sá Freire); e Curta Mostra Especial (curadora Kênia Freitas). Além dos filmes, estão previstos debates, oficinas, aulas, palestras e pocket show.
Leia mais: Estado anuncia atrações da 20ª edição do Canto da Primavera
“Buscamos trazer um público mais amplo e disseminar projetos audiovisuais brasileiros em outros países, fomentando nossa cultura”, destaca Maria Abdalla, diretora geral e produtora da GMC.
O Goiânia Mostra Curtas vai do dia 23 a 28 de novembro. Ademais, no primeiro dia, a programação começa às 20h. Entre 24 e 26, às 10h. Já no sábado, o início está marcado para 17h. No domingo, dia 28, as atividades começam às 17h. Todos os detalhes do evento estão no site goianiamostracurtas.com.br.