Goiânia se prepara para receber, nos dias 12 e 13 de abril, a segunda edição do Festival Misturaí, evento que aposta na diversidade musical e no acesso gratuito à cultura. Sendo assim, a proposta do festival é simples: unir diferentes estilos, artistas locais e públicos distintos em uma celebração aberta e democrática da música.
Com uma programação que vai do rap ao forró, passando por funk, trap e eletrofunk, o Misturaí busca quebrar barreiras musicais e sociais. “Nossa ideia sempre foi essa: misturar os estilos, misturar as culturas e o público também”, conta a produtora Luiza Camilo. “Isso mostra que Goiás tem muita música de qualidade, independente do gênero.”
Além disso, o festival será realizado no bairro Jardim do Cerrado, região periférica de Goiânia, com o objetivo de descentralizar a produção cultural. “Estamos levando arte para um bairro que é muito distante dos polos culturais da cidade”, disse a produtora. “Vai ter feira cultural, brinquedoteca, é um festival acessível pra todas as pessoas.”
A curadoria artística valoriza talentos goianos que estão ganhando espaço no cenário nacional. Nesse sentido, entre os nomes confirmados estão DJ Tubas, referência do eletrofunk; o sambista Xandão; o grupo Forroquentin, e mais. “Chamar esses nomes foi também uma forma de valorizar o que é feito aqui, exatamente como é feito”, destacou Luiza. “Não só valorizar no sentido de convidar para um festival, mas também garantir um trabalho digno para todos que estão envolvidos.”
Espaço de transformação
Mais do que um evento musical, o Misturaí se propõe como um espaço de transformação social e cultural. Então, no sábado pela manhã, antes dos shows, haverá uma ação comunitária de revitalização da praça do Jardim Cerrado, com pintura de bancos, paletes e integração com os coletivos Oásis de Sonhos e Projeto Meio Fio.
De acordo com Luiza, o maior valor do festival está justamente na abertura para o novo: “Estar num espaço com essa diversidade de sons e públicos agrega muito à nossa formação pessoal e cultural. Eu mesma, que sou cantora, aprendi a valorizar gêneros que antes eu nem escutava. Misturar é se reconhecer no outro também.”
O Festival Mistura Aí acontece nos dias 12 e 13 de abril, sábado e domingo, no Jardim do Cerrado, em Goiânia. A entrada é gratuita. Além de shows, o público encontrará atividades culturais, feira de artesanato e espaços para todas as idades.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade
Leia também: