Os financiamentos para projetos em energia limpa e renovável aumentou em 62% os investimentos em energia limpa, em relação a 2022. Os dados são do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O BNDES aprovou 51 operações financeiras com foco em transição energética e mudança climática. Isso representa um terço dos investimentos realizados pela instituição financeira no ano passado.

A título de comparação, o banco fechou 2023 com R$ 37,5 bilhões em projetos de transportes, logística, mobilidade e saneamento.

O total aportado foi de R$ 19,6 bilhões nesse segmento. O Brasil terminou o ano passado com expansão na capacidade de geração de energia elétrica.

Foram adicionados 10,3 gigawatts (GW) de capacidade instalada em território nacional, sendo 87% oriundos de usinas fotovoltaicas e solares. Ao total, 291 empreendimentos entraram em funcionamento em 2023.

*O conteúdo desta reportagem está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), ODS 07- Energia Limpa e Acessível.

Leia mais

Empresa desenvolve roupa de praia com tecido feito de biomassa de milho