Dez veículos foram apreendidos durante fiscalização na manhã desta quarta-feira (22) na Região da 44, no Setor Norte Ferroviário, em Goiânia. A ação foi realizada por auditores fiscais da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), em parceria com a Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia.

Segundo a Pasta, os veículos estavam estacionados irregularmente na região e utilizados para depósito e comércio de mercadorias, o que é proibido pelo Código de Posturas do Município.

A ação tem como objetivo o cumprimento do Decreto Municipal, que adotou medidas para flexibilizar a abertura do comércio na capital, possibilitando o funcionamento de lojas, galerias e shoppings na Região da 44. Além dos protocolos sanitários definidos pelos órgãos de saúde, o decreto determina também a proibição de estacionamento de veículos em algumas vias do Setor Norte Ferroviário.

“Uma forma que muitos vendedores tem de burlar a fiscalização na região é estacionando veículos nas vias locais para servirem de depósito e apoio para venda de mercadorias, os conhecidos carros-lojas, o que é proibido pela legislação. Uma das formas de coibir isso é o bloqueio de algumas vias e a proibição de estacionamento em outras, entretanto, eles continuam parando em locais proibidos e exercendo a atividade mesmo sob orientação dos fiscais quanto à irregularidade, o que motivou as apreensões desta quarta-feira”, afirma o secretário de Planejamento, Ariel Viveiros.

As ações de fiscalização na região foram ampliadas desde o último dia 31 de junho e visam possibilitar que, juntamente com as medidas sanitárias adotadas pela Associação Empresarial da 44, o comércio da região possa funcionar, garantindo que as medidas visando combater à propagação do Covid-19 na capital.

Em entrevista à Sagres, o presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), Crhystiano Câmara, disse que a categoria é capaz de manter as atividades funcionando sem colocar a população em risco, desde que seguidos os protocolos de saúde.

Todos os veículos foram encaminhados ao Depósito Público Municipal e somente poderão ser retirados após a comprovação de posse do carro e das mercadorias, bem como pagamento de multas.