Sagres em OFF
Rubens Salomão

Flávio Dino critica retórica punitivista e defende coerência na Segurança

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, aprofundou críticas ao discurso de “tolerância zero” à criminalidade, defendido durante o governo do ex-presidente Jair Boslonaro (PL). O auxiliar do presidente Lula respondeu a questionamento do Sistema Sagres de Comunicação, nesta quarta-feira (26), em edição do programa “Bom dia, ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Para Dino, tudo não passava de retórica vazia. “Nós não estamos fazendo ideologização, picaretagem, com a bandeira da Segurança Pública. Eu chamo de picaretagem porque é meramente retórico. Quando eu cheguei no ministério, havia mais de R$ 3 bilhões parados, que efetivamente não chegaram aos estados e municípios. Isso é cuidar da Segurança Pública?”, questiona o ministro.

O ex-governador do Maranhão ainda lembra da agenda em Goiânia e Trindade, no início do mês, em que ele e o governador Ronaldo Caiado (UB) mostraram entrosamento. “Nós fizemos um evento no palácio do governador estadual, com o governador Caiado e todas as autoridades estaduais. Mostrando que nós trabalhamos com todos”, disse, ao reforçar que não há ideologização do ministério. Na oportunidade, foi lançado o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), no Palácio das Esmeraldas.

retórica flávio dino
Foto: Flávio Dino retoma críticas ao governo Bolsonaro no programa ” Bom dia, ministro”, da EBC. (Crédito Joédson Alves/Agência Brasil/Canal Gov)

Retórica

Flávio Dino reforça os questionamentos ao governo anterior e aponta as diferenças para a atual administração. “Esse pessoal ficava na retórica, na internet, nas lives, nos cercadinhos da vida, e o dinheiro parado. Então, a primeira diferença é essa: busca de efetividade”, compara.

Punitivismo

O ministro ainda critica o discurso baseado na suposta “tolerância zero” com a criminalidade e o punitivismo penal, que desrespeita direitos básicos de encarcerados. “Nada do que estou falando aqui é ideologia barata para ganhar votos. É a diferença de você ter apenas uma retórica punitivista e ter uma prática coerente”.

retorica flavio dino 02

Eixos de trabalho

A prática, defendida pelo ministro, parte de dois eixos, segundo ele. O primeiro é o casamento entre prevenção e repressão, contra a ideia de liberalizar a posse e porte de armas para diminuir a criminalidade. O segundo eixo é que a repressão seja proporcional à gravidade da conduta.

Resolução

“Estamos corrigindo esse rumo, com uma política nacional de Segurança Pública, que se assenta nesses eixos. E, com certeza, essa parceria com o estado de Goiás é um exemplo de uma política séria, de uma política que é para todos”, finalizou Flávio Dino.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.