Sagres em OFF
Rubens Salomão

Empresa assina compromisso para proteger nascente do Córrego Buritis

O Ministério Público de Goiás (MPGO) firmou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para preservar a nascente e o lençol freático que abastecem o Córrego Buritis. O compromisso, por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Goiânia, teve assinaturas de representantes do empreendimento comercial e da prefeitura de Goiânia. Como informado pela Coluna, o MPGO já havia pedido, em fevereiro,  esclarecimentos à Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) sobre o desmatamento promovido no local.

A área fica na Avenida 136, entre as Ruas 132 e 148, em endereço valorizado na divisa dos setores Sul e Marista. O empreendimento conseguiu autorização da AMMA para se instalar no lugar, mesmo depois de relatório contrário de técnicos do órgão. A avaliação, em fevereiro de 2022, era de a cobertura vegetal na região era “muito importante” para a preservação da nascente e da captação do Córrego Buritis, que e alimenta o lago do Bosque dos Buritis. Em busca do acordo, a promotora Alice de Almeida Freire considerou que não houve crime ambiental.

Avaliação é de que o local é próximo à nascente do curso d’água, mas fora da área de preservação permanente da nascente do córrego. No acordo, o empreendedor “IS Marista SPE Ltda” se comprometeu a instalar sistema de detenção e infiltração que garanta a permeabilidade equivalente a toda a área do imóvel. O trabalho ocorrerá com base em medição em laudo de infiltração, obedecendo à Lei de Drenagem de Goiânia. Além disso, quatro poços de infiltração terão instalação na região do imóvel, em pontos indicados pela Seinfra.

area nascente setor marista
Foto: Área próxima à nascente do Córrego Buritis desmatada. (Crédito: Rubens Salomão / SagresOnline)

Nascente

Os poços, além do sistema de infiltração, visam contribuir com a melhora da vazão do córrego. O objetivo é reduzir as cheias nas ruas em momentos de pico de chuva na região próxima ao imóvel.

Árvores derrubadas

O empreendedor assumiu ainda o compromisso de doar dois exemplares de mudas de árvores nativas do Cerrado para cada espécie que foi desmatada no imóvel. O que resulta no total de 172 mudas à Amma, com plantação preferencialmente no Setor Sul.

Anterior

O TAC aponta que o impacto ambiental causado pela retirada de diversas árvores no imóvel já foi objeto de compensação ambiental. Outro acordo, perante a Amma, estabeleceu a doação de 3.150 mudas de árvores nativas do Cerrado para plantio em toda a cidade.

TAC NASCENTE CORREGO BURITIS
Foto: Reunião no MPGO, coordenada pela promotora Alice Freire, para assaintura do TAC. (Crédito: Divulgação/MPGO)

Sem crime

Também ficou definido que o empreendedor não cometeu crime ou infração administrativa ambiental, não havendo apuração de passivo ambiental na área. Avaliação do MP é de que a área não é de preservação permanente.

Empreendimento

Já a Seinfra se comprometeu a indicar o local dos poços de infiltração, no prazo de até 90 dias após a obtenção da Licença Ambiental de Instalação e do Alvará de Construção. O projeto prevê construção de um mercado, no local, no estilo empório.  

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática; ODS 15 – Vida Terrestre; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais lidas:

Leia também: