A Plataforma Selva da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) indica que a qualidade do ar em Boa Vista, capital de Roraima, segue péssima nesta segunda-feira (25). A cidade ficou coberta por uma nuvem de fumaça no domingo (24) por causa de focos de incêndios no estado e nos países vizinhos, como a Guiana, o Suriname e a Venezuela. 

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 3.973 focos de incêndios em Roraima este ano, 1.312 focos somente neste mês de março até ontem. Os satélites do Inpe detectaram 490 focos de incêndios na Guiana até agora em março. Além disso, houve 101 focos de incêndio no Suriname e 9.702 focos de incêndio registrados na Venezuela.

Qualidade do ar

A quantidade de focos de incêndios no estado e nos países vizinhos geraram a nuvem de fumaça que cobriu Boa Vista no fim de semana. Porém, a qualidade do ar segue crítica no município. Em medição desta segunda-feira, a Plataforma Selva registrou que a qualidade do ar atingiu 221.3 µg/m³ (por metro cúbico) em uma escala que vai 0 a 160 µg/m³. No domingo, a medição registrou 334.5 µg/m3.

Então, a possibilidade de limpeza rápida no ar na cidade está na previsão de chuva isolada para esta segunda-feira. O Inpe emitiu um alerta de perigo potencial para a possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h (milímetro por hora) ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) para Boa Vista entre esta segunda e a terça-feira (26).

*Texto original da Agência Brasil

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Saúde e bem-estar e o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Leia mais: