O fotógrafo Araquém de Alcântara lançou um livro gratuito sobre a infância de 15 crianças que vivem na Amazônia. A obra “Amazônia das Crianças“ retrata em imagens como é a vida de crianças indígenas, ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, urbanas e beiradeiras.

O e-book de Araquém Alcântara tem textos do jornalista Morris Kachani e ilustrações de Angelo Abu. Então, o livro é baseado em relatos de lendas da região amazônica em que as crianças estão inseridas. São, portanto, seis estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Roraima.

O material surgiu de uma expedição que durou  93 dias. O jornalista Morris Kachani participou do projeto e contou que a ideia era construir um diálogo das crianças da Amazônia com as crianças ao redor do mundo. Por esse motivo, então, o material é gratuito e pode ser solicitado na versão impressa pelas escolas do país. 

Vida na Amazônia

O livro revela os contextos social, econômico, histórico e ecológico das crianças que vivem na Amazônia. Assim, Araquém Alcântara produziu cerca de 10 mil imagens na expedição, das quais 300 estão publicadas em dois livros. Segundo o fotógrafo, “o futuro passa pela educação das crianças agora” e esse é o principal objetivo do projeto.

“Poucas pessoas conhecem a Amazônia que essas crianças veem. Por isso, o livro dá voz a elas. É uma visão única. O que é muito importante, porque são justamente as crianças que vão liderar a preservação da floresta”, disse.

O livro é um lançamento do C6 Bank em parceria com a Mastercard. Alexandra Pain, chefe de ESG do C6 Bank, afirmou que a ideia de unir literatura e fotografia é estimular a consciência ambiental nas crianças. “Por isso, além de viabilizar o livro, queríamos que ele chegasse nas escolas e nas famílias do país inteiro”, disse.

Foto: Araquém Alcântara

Educação e cultura

O livro voltado para a educação mostra o olhar das crianças amazônicas das vidas delas próprias. Uma das crianças retratadas no livro, por exemplo, é Raoni, de 8 anos, que vive no Parque indígena do Xingu, no Mato Grosso. A criança descreve sua vida e sua cultura.

“A vida começa bem cedo na aldeia, assim que o sol acorda. Nessa hora eu já pulo da rede e me mando pra fora da oca. Um assobio e Kaory já aparece. Ele é meu melhor amigo”, contou. O download livro está disponível no site do C6 Bank.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de qualidade.

Leia mais: