A eficácia na integração entre processos industriais, que mesclem a atividade desenvolvida por pessoas com o mundo digital, será tema do Fórum Indústria 4.0, evento promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) e o Sistema Fieg (Federação das Indústrias do Estado de Goiás), com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O diálogo vai explorar os desafios e oportunidades da chamada 4a. Revolução Industrial. De acordo com o termo, o novo cenário para as indústrias exige inovação, redução de desperdícios, velocidade na produção e melhor vantagem competitiva no mercado. O seminário acontece na próxima quarta-feira (12), às 8h30, no teatro Sesi, em Goiânia.

O Fórum contará com importantes palestras e debates sobre os desafios e oportunidades para as empresas brasileiras e de que forma as indústrias podem se adaptar as novas exigências e tendências do mercado. Será apresentado ainda o Projeto Indústria 2027, que expõe a maneira como 8 grupos de tecnologia vão impactar os setores produtivos de economia em cinco e 10 anos. 

O objetivo do evento é mostrar os impactos da nova Revolução Industrial na criação de novos modelos de negócios. O fórum vai propiciar a oportunidade do empresariado goiano conhecer as vertentes que norteiam esse novo conceito de indústria, que tem como premissa a tecnologia como centro da produtividade industrial. Evidenciando a tendência e a necessidade de que os processos estejam interligados entre máquinas e a fabricação se adeque automaticamente com a demanda.

Programação Fórum Indústria 4.0   

9h – Credenciamento

9h20 – Abertura

Discursos de abertura:

9h30 – Wanderson Portugal, diretor técnico do Sebrae Goiás

9h40 – Pedro Alves, presidente da Fieg

9h50 – Ivone Moreyra, diretora de educação e tecnologia do Sesi-Senai – Lançamento do Programa Senai Desvendar 4.0

Lançamento do Desafio Indústria Startup 2018 – HackInnovation 

1° Painel – 4° Revolução Industrial: desafios e oportunidades para o Brasil

10h – José Rizzo Hahn, fundador e CEO da Pollux, empresa líder em manufatura avançada, robótica e internet industrial. Tema: A Indústria 4.0

10h40 – Maria Zaira Turch, presidente da Fapeg e Confap. Tema: “Ambientes de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação nas Universidades”

11h – Gustavo Leal, diretor de operações do Senai –  departamento nacional, entidade que compõe o Sistema Indústria

11h30 – Roda de conversa – Moderadora: diretora de inovação da CNI, Gianna Sagazio

12h – Brunch no hall do teatro e visita aos estandes

13h20 – Luciano Coutinho, Ph.D em Economia pela Universidade de Cornell. Tema:  Apresentação do Resultado da Pesquisa Indústria 2027, como os 8 grupos de tecnologias vão impactar os setores produtivos da Economia em 5 e 10 anos” 

2° Painel –  4° Revolução Industrial: O que fazer para sobreviver a ela?

14h – André Spíndola, business developer do Núcleo de Novos Negócios Digitais do Sebrae Nacional. Tema: “A indústria 4.0 para os pequenos negócios”

14h30 – Rolando Vargas Vallejos, gerente de tecnologia do Senai. Tema: “Como a indústria afeta e afetará as nossas vidas?”

14h50 – Celso Flávio, proprietário da Vitalife Indústria e Cosméticos LTDA. Tema: “Inovação na indústria, desafios e oportunidades”

15h05 – Roda de Conversa – Moderador: pesquisador de novas tecnologias e tendências digitais, Tony Ventura

15h35 – Tony Ventura, publicitário com mestrado em negócios nos Estados Unidos, consultor, palestrante e pesquisador. Tema: “As novas tecnologias aplicadas na Indústria 

sebrae