O programa Fraternidade em Ação desta semana repercute os assuntos que remetem à reflexão sobre o mundo, a vida e a paz de espírito.

O dominical vai ao ar às 9h DA MANHÃ, após o Raiz Brasileira com Justino Guedes, e tem a apresentação de Sebastião Ribeiro, Monica Fernanda, Jonathas Procópio e William Batista.
Edição e montagem: Roberval Silva ( voluntários).

Um oferecimento do Centro Espírita Caridade O Caminho.

NESTE DOMINGO AS NOVE HORAS DA MANHÃ NA RÁDIO SAGRES 730

Confira o tema do programa desta semana

DEVOTAMENTO

Devotamento e Abnegação

Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI, item 8.

“Tomai, pois, por divisa estas duas palavras: devotamento e abnegação, e sereis fortes, porque elas resumem todos os deveres que a caridade e a humildade vos impõem. O sentimento do dever cumprido vos dará repouso ao espírito e resignação. O coração bate então melhor, a alma se asserena e o corpo se forra aos desfalecimentos, por isso que o corpo tanto menos forte se sente, quanto mais profundamente golpeado é o espírito.” – O Espírito de Verdade. (Havre, 1863.)

Ouça o Fraternidade em Ação:

Página de Anália

Livro : A Vida Escreve —
Espírito Hilário Silva — 2ª Parte
Médium Chico Xavier

À doente que se queixava em desespero, perguntou a senhora que lhe velava o leito:
— Permite que eu leia para seu reconforto algum pequeno trecho de Allan Kardec?
— Deus me livre! — gritou a enferma, cuspindo-lhe aos pés.

Ainda assim, as mãos abnegadas da companheira continuaram ajeitando-lhe os lençóis…
— Quero água! — exigiu a doente.
A amiga trouxe-lhe água pura e fresca.

De copo às mãos, a enferma, num ímpeto, atirou-lhe todo o líquido à face, vociferando:
— Água imunda!… como se atreve a tanto? Quero outra!

Paciente e humilde, a senhora enxugou o rosto molhado e, em seguida, trouxe mais água.
— Quero chá.
E o chá surgiu logo.
— Chá malfeito! Chá frio!

O conteúdo da taça foi projetado ao peito da outra, ensopando-lhe a blusa.
— Traga chá quente!
Foi a ordem obedecida.
— Você aceita agora o remédio? — indagou a assistente.
— Que venha depressa.

Ao tomar, contudo, a poção, a dama inconformada agarra a colher e vibra um golpe no braço da amiga. Surge pequeno ferimento, mostrando sangue.
E a enferma cai em crise de lágrimas. Chora, chora e depois diz:
— Anália, se a religião espírita que você abraçou é o que lhe ensina a me suportar com tanta calma, leia o que quiser.

A interpelada sentou-se. Tomou “O Evangelho segundo o Espiritismo” e leu a formosa página intitulada A paciência, no capítulo IX, que começa afirmando: “A dor é uma bênção que Deus envia a seus eleitos…”

Acalmou-se a doente, que acabou aceitando o socorro do passe e o benefício da água fluida.
Conversaram ambas. A enferma, asserenada, ouviu da companheira os planos que arquitetava para o futuro, em benefício dos meninos abandonados à rua.

No dia seguinte, ao despedir-se, a obsidiada em reequilíbrio beijava-lhe as mãos e dava-lhe os primeiros dois contos de réis para começar a grande obra.

Essa enfermeira admirável de carinho e devotamento era Anália Franco, a heroína da seara espírita paulista, que se fez sublime benfeitora das criancinhas desamparadas.

Hilário Silva

(Psicografia de Francisco C. Xavier)

Caderno de mensagens — Autores diversos

Devotemo-nos a Deus

Meus irmãos e minhas irmãs: Deus, nosso Pai, nos abençoe!

A amizade sincera nos autoriza as mais íntimas confidências do coração. E não é por outro motivo que nos valemos deste ensejo bendito para lhes dizer, de alma e com profundo respeito fraternal, que somente o trabalho em favor dos que sofrem os males morais e as penúrias do corpo poderá, com altura e infinito poder, manifestar nossa fé, nossa gratidão, nosso amor ao Pai, a Jesus e aos companheiros que se nos tornaram benfeitores um dia…

Para quem efetivamente se ilumina com Jesus, o serviço caridoso e fraternal, sem outro móvel, é o caminho da felicidade.

Recordamos isso, entre vocês, com o intuito de valorizarmos tudo o que o Espiritismo Evangélico tem-nos ofertado gratuitamente, fecundamente…

Não há uma criatura que seja, por mais iluminada e santa nos pareça, capaz de substituir, ante nosso coração agradecido, admirado, reverente, o que a nossa entrega à Vontade de Deus, na caridade e na fé, pode fazer em nome do verdadeiro amor.

Durante séculos — ou mesmo por milênios — idolatramos seres e coisas, em detrimento de nossa elevação real, definitiva.

Quantas dores existem na Terra e quão intensa é a ignorância acerca da Vida, de Jesus, de Suas lições!… Esse é o nosso trabalho maior. Aí reside a Vontade de Deus!

Em nome do amor que temos uns pelos outros, não podemos estacionar a nossa vida, mesmo que seja em nome de nossa gratidão!…

Nós podemos nos influenciar, nos estimular, nos apoiar, nos compreender mutuamente, em sublime comunhão, mas não devemos criar nichos de adoração pessoal, de idolatria indevida, porque isso significa desvio em nossa caminhada no rumo da perfeição.

Estamos, todos nós, seguindo no encalço de Nosso Senhor Jesus Cristo e, através das lições de Allan Kardec — que nos legou a obra do Consolador —, aprendemos a fugir da adoração cega e improdutiva, a fim de nos exercitarmos em amor e sabedoria com os semelhantes.

Tudo serve na vida: do verme no solo aos sóis da Imensidão, tudo é tributo de amor e vida no serviço inestancável!

Não nos detenhamos na aridez das posturas louvaminheiras e idólatras. Doemo-nos a Deus, na fé vigorosa e no amor caridoso. Aceitemo-nos uns aos outros, sem exigências constrangedoras, mas pelos exemplos vivos de amor!

Cada um de nós deverá fazer luz em si mesmo, e nossas claridades serão aproveitadas pelos que nos seguem os passos!…

Meus amigos, Deus nos abençoe e nos fortaleça em prol de um Espiritismo com Jesus, fraterno e caridoso, coerente e dinâmico no bem universal!

Nosso profundo reconhecimento a vocês, à nossa União Espírita Mineira, à nossa Federação Espírita Brasileira!

Continuamos nosso esforço singelo na Vida Espiritual e temos rogado ao Alto nos fortalecer para a boa luta, nos unir em fraternidade cristã e nos tornar, ante tudo e todos, instrumentos do amor e da luz!

Chico Xavier (Espírito)

Mensagem psicografada pelo médium Wagner Gomes da Paixão na noite de 17/04/2009, na sede da União Espírita Mineira.

NESTE DOMINGO AS NOVE HORAS DA MANHÃ NA RÁDIO SAGRES 730