O programa Fraternidade em Ação desta semana repercute os assuntos que remetem à reflexão sobre o mundo, a vida e a paz de espírito.

O dominical vai ao ar às 9h DA MANHÃ, após o Raiz Brasileira com Justino Guedes, e tem a apresentação de Sebastião Ribeiro, Monica Fernanda, Jonathas Procópio e William Batista.
Edição e montagem: Roberval Silva ( voluntários).

Um oferecimento do Centro Espírita Caridade O Caminho.

Confira o tema do programa desta semana:

A MISERICÓRDIA

Ouça o Fraternidade em Ação:

Bem-aventurados os que são misericordiosos, porque obterão misericórdia. (São Mateus, capítulo V, v. 7.)

Livro : Instrumentos do tempo Espírito Emmanuel
Médium Chico Xavier
Pág. 28

Bem-aventurados os misericordiosos

(Mateus 5.7)
(O Evangelho Segundo o Espiritismo cap. X, Item 1)

Cultivar a misericórdia não é alçar exclamações de piedade inativa para o Céu, lastimando os males do próximo com a boca e guardando os braços em repouso, diante do sofrimento alheio que nos convoca ao auxílio, à fraternidade e à cooperação.

Aprendamos a cultuar a misericórdia do silêncio, perante os erros do vizinho, ou da ação benfeitora, ajudando àqueles que nos desajudam, amparando aos que nos descompreendem e estendendo mãos amigas aos perturbados, aos tristes e aos indiferentes.

Defrontado pelo rico, sê misericordioso para com ele, a fim de que o ouro não lhe enregele o coração.

À frente do necessitado, sê igualmente misericordioso, a fim de que a carência de recursos materiais não lhe induza o espírito à revolta e à maldade.

Se usares a misericórdia para com o teu companheiro, no lar ou na tenda de trabalho, a serenidade será um bálsamo a fluir de teu verbo e a extravasar-se de tua alma, erguendo a paz que ilumina e socorre a todos.

Quantas vezes nos fazemos autores da indisciplina e da insubmissão, da secura e da aspereza, em torno dos próprios passos, por falta de misericórdia em nossas palavras e em nossos pensamentos?

Plantemo-la em nosso caminho, trabalhando, construindo e colaborando incessantemente com o bem, na certeza de que a compaixão não é remédio para os dias cor-de-rosa e sim para os momentos de tempestade e incompreensão.

Bem-aventurados os misericordiosos que lutam e sofrem, que se agitam e trabalham na materialização do bem comum, porque todos aqueles que fazem da piedade o serviço constante do amor encontram realmente as portas abertas para o Reino de Deus.

(O Evangelho Segundo o Espiritismo cap. X, Item 4)

A misericórdia é o complemento da mansidão; pois aquele que não é misericordioso não pode ser gentil e pacífico; consiste em esquecer e perdoar as ofensas.
Ódio e ressentimento denotam uma alma sem elevação ou grandeza; o esquecimento das ofensas é próprio da alma elevada, que está acima de quaisquer ataques que possam ser causados ​​a ela; um está sempre ansioso, com uma suscetibilidade comovente e cheio de fel; o outro é calmo, cheio de gentileza e caridade.

Livro Assim vencerás
Espírito Emmanuel
Médium Chico Xavier
Lição 9

Justiça e misericórdia

Muitas vezes exclamas: — Justiça! Justiça!
E afirmas-te demasiadamente sofredor, perseguido pelas sombras ou desamparado pela Bênção do Céu!

Lembra-te, porém, de que a corrigenda não exclui a presença do pesar e enquanto a provação trabalha em nossas almas, trazemos conosco os remanescentes da culpa.

Antes do apelo à justiça roga clemência e piedade, de vez que pelo socorro do temporário esquecimento na vida física — brando anestésico de que se utiliza a Compaixão do Senhor para extirpar-nos do espírito as raízes do mal — por muito tempo ignoramos toda a extensão de nossos débitos.

Nos dias de aflição e cinza, não te recolhas à blasfêmia e nem peças por maiores manifestações da Justiça, em teu campo de ação, porque a Justiça mais ampla poderia agravar-te as dores, mas sim roga o acréscimo da Divina Misericórdia, em teu benefício, a fim de que disponhas de ombros fortes para que não venhas a lançar longe de ti os favores da própria cruz.