Com a derrota para o São Paulo por 1×0 na última rodada neste domingo (6) no Serra Dourada, o Goiás está rebaixado e vai disputar a Série B em 2016. O zagueiro Fred acredita que as trocas de técnicos ao longo do campeonato e os pontos perdidos contra concorrentes diretos na luta pela permanência foram fundamentais para o descenso.

“Não sei nem se foi hoje o nosso rebaixamento porque a gente já perdeu muitos pontos, sempre falei nos confrontos diretos. E o menino entrou e acertou um chute que fica difícil até pra falar neste momento. As trocas de comando dificultam bastante porque cada treinador tem sua maneira de conduzir o trabalho”, afirma Fred.

Autor de seis gols em 32 partidas disputadas, sendo dois deles contra a Chapecoense na penúltima rodada, que ajudaram o time a manter chances matemáticas de se manter na elite do futebol brasileiro, Fred acredita que fez um bom trabalho, e lamenta não ter conseguido retribuir o comparecimento da torcida.

“A gente trabalhou, chegou vivo na última, a gente tentou retribuir da melhor maneira possível, o Serra estava bonito, estava lotado, temos que pedir desculpa pra torcida, pra direção que apostou em nós, eu tenho certeza que fiz o meu melhor trabalho desde que cheguei aqui”, ressalta.

O zagueiro reconhece que o Goiás deixou de pontuar em partidas importantes contra concorrentes diretos. “Perdemos pra Ponte Preta e ganhamos apenas de Joinville e Vasco, que caíram junto com a gente”, analisa. A equipe goiana perdeu ainda para o Avaí nos dois turnos, mas os catarinenses também não conseguiram evitar a queda.

O time de Florianópolis que se deu bem foi o Figueirense, time para o qual o Goiás perdeu em casa por 3×2, na 29ª rodada. Na época, o alvinegro amargava a 18ª posição e o Verdão poderia ter saído do Z-4, já que estava na 16ª colocação na tabela.

Fred ainda não sabe qual será o seu destino no ano que vem, e que pretende descansar das 53 partidas que disputou na temporada. O zagueiro é sondados por equipes como Grêmio, que disputará a Libertadores de 2016. “Eu não sei, tem pessoas que estão cuidando disso pra mim, devo viajar pra casa amanhã, ver minha família, estou o ano todo fora. Vamos ver o que vai acontecer, se eu fico, se eu saio, não sei como andam as coisas até agora”, conclui.

O Goiás termina este Brasileirão Série A na 19ª posição com 38 pontos, à frente apenas do Joinville. Em 38 jogos, o esmeraldino teve dez vitórias, oito empates e 20 derrotas. É o quarto rebaixamento do esmeraldino. O primeiro em 1993, com retorno à elite no ano seguinte; o segundo descenso em 1998, voltando à Série A em 1999 e o terceiro em 2010, com retorno em 2012.