Com a proximidade das eleições municipais, a Frente Parlamentar Ambientalista divulgou uma cartilha com orientações. A intenção é auxiliar candidatos aos cargos de prefeito e vereador na formulação de propostas voltadas à proteção ambiental em seus municípios.
As sugestões visam principalmente a implementação de medidas de enfrentamento à crise climática iniciadas a nível federal e que enfrentam dificuldades para integração municipal. Nilto Tatto (PT-SP), presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, apontou para a falta de instrumentos disponíveis para grande parte das prefeituras na elaboração de políticas públicas ambientais.
“A grande maioria dos municípios do Brasil sequer têm um departamento, uma secretaria de meio ambiente”. A cartilha, denominada Plataforma Ambiental Eleitoral, busca instruir candidatos para que consigam construir esses instrumentos.
Frente Parlamentar Ambientalista
“Nos municípios, há implementação das as políticas públicas e programas. E os impactos das mudanças climáticas são mais sentidos. Escolher prefeitos e vereadores comprometidos com a gestão ambiental pode fazer toda a diferença na qualidade de vida. E na mitigação dos desastres naturais, que têm se tornado cada vez mais frequentes e devastadores”, apontou Tatto.
Gestores
O deputado também chamou atenção para a demanda sobre gestores municipais de adequação às novas normas de adaptação às catástrofes ambientais. “Todo mundo vem observando o aumento da frequência e intensidade dos eventos climáticos. (…) Diariamente, quando se olha o noticiário internacional, algum evento extremo está acontecendo em alguma parte do planeta”, ressaltou. A plataforma também visa fornecer propostas para candidatos atenderem essa demanda.
Leia mais da Sagres Em OFF:
- Ibama deve manter 100% do serviço de licenciamento, decide STJ sobre greve
- Deputadas defendem igualdade salarial e representatividade em reunião do P20
- STF define reunião de conciliação sobre o marco temporal para terras indígenas
*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis; ODS 13 – Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.