Você já conheceu aqui no Tom Maior da SagresTV três dos quatro cavaleiros do apocalipse, elementos que podem ruir com os relacionamentos que já não andam tão amorosos. São eles: criticismo, defensividade e desprezo. Nesta semana, o psiquiatra e terapeuta de casais, Rodrigo Scalia, mostra do que a fuga emocional é capaz.

De acordo com o especialista, os pesquisadores observaram o quarto cavaleiro como em um reality show, filmando o comportamento dos casais. A ausência de diálogo por parte do homem, principalmente, foi o fator observado nas experiências.

“Eles começaram a notar que, principalmente os homens, quando chegavam em momentos muitos difíceis das discussões, eles entravam em um estado em que paravam de responder ao diálogo. Eles paravam de olhar para a pessoa que estava falando, desviavam o olhar, ficavam em silêncio, em mutismo”, relata.

À direita, Rodrigo Scalia em entrevista ao programa Tom Maior, com Vinícius Tondolo e Jordanna Ágatha (Foto: SagresTV)

Segundo Scalia, as pesquisas mostram que a fuga emocional ocorre quando o indivíduo passa a se sentir extramente atacado. “É como se fosse uma resposta institintiva, quando a gente está sendo perseguido por um predador. Você quer fugir ou ficar paralisado para ver se o predador não te vê”, exemplifica.

De acordo com Rodrigo Scalia, é nessa hora da discussão que os batimentos do coração masculino atingem os 105 batimentos por minuto, como se estivessem ‘supitando’, e param de reagir à discussão como medida de proteção aos ataques.

De acordo com os estudos sobre o tema, este é um dos padrões mais difíceis de se mudar, e será necessário criar uma cultura de apreciação e aceitação do outro dentro do casal, e só será possível se ambos se comprometerem com esta tarefa. Em vez de automaticamente apontar os erros do outro e mostrar superioridade, o ideal é que se elogie os comportamentos que gosta no outro e as competências que acha que tem. Se ambos se sentirem competentes, o casal ganha força e ambos saem valorizados.

Você pode conferir como chegar à reconexão de casais, e outras dicas no perfil oficial do Rodrigo Scalia, clicando aqui.

Confira a entrevista a seguir no Tom Maior #46