A Fundação Sagres, por meio do Sistema Sagres de Comunicação, é finalista do Prêmio Goiás Sustentável com dois materiais sobre meio ambiente. Concorrem na categoria imprensa o programa Arena Repense, que repercute o projeto Repense, e a reportagem “Projeto recupera áreas degradadas e faz brotar água da terra seca”, do jornalista Samuel Straioto.
O prêmio faz parte da Semana do Meio Ambiente Crescendo em Sustentabilidade 2023 da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A premiação ocorre na próxima segunda-feira, 5.
Reportagens
Semanalmente, o Arena Repense vai ao ar na Sagres TV, pelo canal 26.1 e no YouTube do Sistema Sagres. O objetivo do programa é trazer convidados para discutirem temas abordados pelo projeto Repense, que veicula todo domingo uma reportagem alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A série Repense, que é desenvolvida pelo Sistema Sagres de Comunicação com o apoio da Renapsi e da Fundação Pró Cerrado, tem 48 episódios em cada temporada.
O Arena Repense é um movimento para repensar os esforços desempenhados pela sociedade em relação aos ODS. O programa conta com a apresentação dos jornalistas Samuel Straioto e Jéssica Dias.
Já na reportagem sobre recuperação de águas, um trabalho de extensão rural ajuda a recompor vegetação e aumentar a produção do recurso hídrico em regiões que sofriam com a crise hídrica, cujo abastecimento de água estava comprometido. Água corre em abundância após preservação ambiental.
Há cerca de 10 anos, o programa de recuperação ambiental ajuda a produzir mais água em locais que antes estavam degradados. A reportagem visitou duas propriedades rurais em Jandaia, a 120 km de Goiânia. O trabalho é executado pela Emater e parceiros.
*Esse conteúdo está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 06, 11, 12 e 13:
– Água Potável e Saneamento
– Cidades e Comunidades Sustentáveis
– Consumo e Produção Responsáveis
– Ação Global Contra a Mudança Climática
Leia mais: