Desde 1995, realiza-se a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. Anualmente, o evento reúne líderes mundiais para debater soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis. Em 2025, Belém (PA) realizará a COP 30 – pela primeira vez a conferência acontecerá no Brasil.

Depois da confirmação da capital paraense como sede da reunião, no último dia 26, representantes dos governos federal e estadual se encontraram para discutir os próximos passos nesta quinta-feira (1º). Dessa forma, as gestões buscam uma parceria para a preparação da COP 30, de forma a realizar ações conjuntas.

Luciana Santos, ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, destacou que o “Pará é um grande parceiro nosso”. Além disso, ressaltou que o tópico das mudanças climáticas está na pauta do MCTI, e “isso inclui Belém, por conta da Amazônia e da biodiversidade local”.

Assim como Hélio Leite, secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Pará, afirmou que “queremos ampliar a parceria com o ministério. O Pará vai receber a COP e precisa fortalecer as ações para ser referência na área de tecnologia e inovação”.

Como parte da parceria, a ministra revelou a reforma do Museu Goeldi, importante instituição científica e parque zoobotânico da Amazônia, para receber a conferência.

*Esse conteúdo está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) 13 – Ação Global Contra a Mudança do Clima

Leia mais