A segunda temporada do Sagres Educa, uma solução tecnológica e inovadora de ensino que reúne plataforma digital, materiais didáticos e produção audiovisual exclusiva, estreia nesta segunda-feira (8). O programa, veiculado na Sagres TV, canal 26.1 da TV aberta, continua nos mesmos moldes, mas com uma série de novidades.

Confira o vídeo:

Segundo a diretora de Criação da Fundação Sagres, Ana Carolina Silva, entre as novidades está a presença de uma nova apresentadora. “A Izza Monteiro é uma mulher negra, muito experiente e traz agora um espaço a mais de representatividade para os estudantes que vão assistir ao Sagres Educa”, disse Carol.

Com conteúdos guiados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o ensino se torna mais lúcido na apresentação de Izza, que é a nova guardiã do Farol, mas de localidade diferente da primeira apresentadora. “Nós construímos um arco narrativo que dá espaço para termos outra pessoa no futuro, com outro tipo de representatividade, por exemplo, de outra nacionalidade”, disse Marcus Gouveia, diretor de Gravação.

Nesta temporada, Octos ganha um quadro específico. (Foto: Sagres Educa)

Além da apresentadora, o programa conta com novos personagens e um bloco específico para o Octos, que viajará dentro de uma nave pela Mundo Mágico da Educação, o Octopomóvel fazendo com que a aprendizagem seja ainda mais divertida. “Octos é um polvo engraçado, teve um papel fundamental para os alunos dos anos iniciais e fez muito sucesso. Já os novos personagens são, dos anos iniciais, Iêda, Enzo e Sofia e, dos anos finais, Caio, Malu e o Marinheiro Marinho”, informou Ana Carolina.

Um novo jeito de ensinar e aprender

Os personagens navegam pelo Mundo Mágico da Educação. (Foto: Sagres Educa)

A experiência da primeira temporada foi essencial para que a segunda tenha sido produzida ainda melhor. Conforme a diretora criativa, um dos pontos que foram aperfeiçoados é a distinção entre os anos iniciais e finais. “Continuaremos atendendo aos dois públicos, mas a estrutura da nova temporada foi direcionada com os primeiros 15 minutos para os anos iniciais, e os últimos 15 minutos, para anos finais”, contou Ana Carolina.

Isso quer dizer que o conteúdo, a linguagem, a dramaturgia e os roteiros estão voltados para estudantes do primeiro ao quinto ano e, posteriormente, para o sexto ao nono ano. “Que é esse público mais desafiador, por serem pré-adolescentes. Então, fizemos uma nova vinheta, com rap, e o barco tem um tato mais moderno e tecnológico com objetivo de atrair ainda mais os estudantes”, destacou a diretora.

Notícia e educação

O diretor de Gravação contou que o Sagres Educa mantém o Plantão para falar de notícia e educação, mas com uma nova roupagem, mais atual e com matérias novas. A repórter que conduz as matérias para o Plantão, Giuliane Nascimento, afirmou que se surpreende cada vez mais com o projeto.

“É incrível perceber o quanto a educação pode mudar vidas. O quanto crianças e jovens conseguem expandir suas vivências e aprendizagens por meio do conhecimento. E não me refiro só a teoria, mas também a experiência de vida. A educação tem o poder de transformar o futuro. De possibilitar um olhar diferente para a vida dos envolvidos”, destacou Giuliane, que ressaltou como é “prazeroso poder contar e acompanhar essas histórias”.

Desenvolvimento pessoal

Além do ensino das matérias tradicionais, o Sagres Educa disponibiliza conteúdos relacionados ao desenvolvimento pessoal, sobre cidadania e inteligência emocional. “O Eu, Cidadão e o Socioemocional são os programas que as pessoas mais se emocionaram. Nesta temporada eles vão continuar bem fortes, com histórias de personalidades brasileiras e estrangeiras, episódios sobre Bullying, respeito e aceitação, por exemplo”, citou Carol.

O Sagres Educa estreia nesta segunda-feira (8), às 9h. O conteúdo será transmitido ao longo do dia às 10h, às 16h e às 17h. O programa também é veiculado na PUC TV e na Fonte TV.

Leia mais: