Sagres em OFF
Rubens Salomão

Lissauer Vieira será confirmado coordenador da campanha de Caiado à reeleição

O governador Ronaldo Caiado (UB) faz visita, às 8h desta segunda-feira (8), à sede do PSD em Goiás, no Setor Oeste, em Goiânia, para oficializar o convite ao presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSD), para que ele seja o coordenador da campanha à reeleição ao governo do estado. O evento terá também a participação de lideranças do partido, comandado no estado pelo ex-deputado federal e candidato ao Senado, Vilmar Rocha.

Ouça a coluna em formato de podcast:

Ouça “#463: Lissauer Vieira será confirmado coordenador da campanha de Caiado à reeleição” no Spreaker.

Ao mesmo tempo em que liderará a organização da campanha do governador, Lissauer conta com o apoio do Palácio das Esmeraldas para alcançar vaga de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A tese corrente entre deputados governistas é de que uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) seja enviada e aprovada até o final do ano, para aumentar os benefícios em caso de aposentadoria antes da idade máxima. A mudança atenderia ao conselheiro Valcenôr Braz, o que abriria vaga a Lissauer.

O presidente da Alego oficializou na última quarta-feira (3) a desistência da pré-candidatura ao Senado. Na ocasião, ele garantiu que não iria concorrer a cargo eletivo em 2022 e voltou a atribuir a decisão à morte do pai, Carlos Vieira. “À época, foi uma decisão dura, que me fez refletir bastante, mas eu estava certo de que naquele momento não conseguiria cuidar das minhas atividades particulares e exercer uma função pública com a dedicação que eu acredito ser necessária”, disse.

Força do agro

Um dos candidatos a senador pela base governista, Alexandre Baldy (PP), precisou mudar a indicação de suplência, diante da definição de que o posto, no caso de candidaturas isoladas, só pode ser ocupado por filiados ao mesmo partido que cabeça de chapa. Baldy, então, optou por nomes de dois produtores rurais.

Nomes

A primeira suplência ficou com a produtora rural e administradora de empresas Flávia Cunha. Flávia é filha do pecuarista, ex-deputado federal e ex-prefeito de Rio Verde, Paulo Roberto Cunha. Para segundo suplente, o indicado é o produtor rural Humberto Alencastro, que foi diretor da Agência Goiana de Habitação (Agehab) em 2018.

Concorrência

Alexandre Baldy (PP) disputa o Senado na chapa do governador Ronaldo Caiado (UB), em concorrência interna com o presidente do PSD, Vilmar Rocha, e o deputado federal Delegado Waldir (UB).

Mirar para cima

O deputado federal Major Vitor Hugo (PL) deve passar a assumir o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota), como alvo preferencial de críticas e ataques nas primeiras semanas de campanha. O plano é retirar o adversário da segunda colocação nas pesquisas, em busca de vaga em eventual segundo turno.

Munições

Vitor Hugo busca efetivar posição de candidato da base bolsonarista em Goiás e procura munições em possíveis problemas na gestão de Aparecida de Goiânia, além do argumento de que Mendanha não tem preparo para comandar o Estado.

Investigação

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) investiga a atuação da Secretaria Municipal de Finanças de Goiânia no combate aos crimes contra a ordem tributária. O promotor aponta demora excessiva para a conclusão dos processos administrativos de responsabilidade da pasta e pede providências.

Omissão

O promotor Fernando Krebs avalia que há indícios da ausência de combate à sonegação fiscal em Goiânia. O que, em tese, pode configurar omissão por parte do secretário Municipal de Finanças, Vinícius Henrique Pires Alves.

Argumento

“Cabe à Secretaria fiscalizar o correto pagamento de tributos pelos obrigados a fazê-lo, logo, a demora para conclusão de investigações pode ocasionar prescrição dos crimes contra a ordem tributária, configurando grande perda patrimonial”, avalia o membro do Ministério Público.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Goiânia

Mais lidas:

Leia também: