Nesta quarta-feira (28), uma forte massa de ar frio continua a influenciar o clima com possibilidade de geada no Sul do Brasil, mantendo as temperaturas baixas. Em contrapartida, o Centro-Oeste enfrenta calor intenso, com máximas próximas aos 40ºC. Segundo a Climatempo, essa situação extrema não deve durar muito tempo.
A partir de quarta, a massa de ar frio começará a se afastar, permitindo que as temperaturas no Centro-Sul voltem a subir gradualmente. Na quinta-feira (29), espera-se que o calor se espalhe por todo o país, com temperaturas elevadas sendo registradas em diversas regiões.
Estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul poderão registrar temperaturas acima de 30ºC até o final da semana. Com o retorno do clima seco e quente, aumenta a possibilidade de novos focos de incêndio, e a falta de chuva pode agravar a dispersão de fumaça para as cidades próximas às queimadas.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), regiões do Centro-Oeste, norte do Paraná, grande parte de São Paulo, sul de Minas Gerais, leste dos estados do Nordeste e sul do Pará e Amazonas poderão enfrentar baixos níveis de umidade relativa do ar, variando entre 20% e 30%.
Transição
Apesar desta quarta-feira ainda ser um dia de transição para temperaturas mais altas no Sul e Sudeste, capitais do Centro-Oeste já estão registrando máximas acima de 30ºC. Em Cuiabá, por exemplo, a temperatura deve alcançar 37°C, enquanto em Campo Grande a máxima pode chegar a 33°C, com essa tendência se mantendo até o final de semana. No Sudeste, as temperaturas começam a subir gradualmente.
Em São Paulo, a manhã desta quarta ainda será fria, com mínima de 8°C e máxima de 23°C, mas a temperatura subirá nos próximos dias. No Rio de Janeiro, a previsão para quarta-feira é de uma máxima de 24°C, com aumento gradual até o final da semana.
No Sul e Sudeste, a expectativa é de uma manhã ainda muito fria, com possibilidade de geada em regiões centrais de Santa Catarina e Paraná. Segundo o Inmet, o fenômeno, que ocorre quando uma fina camada de gelo se forma nas superfícies devido à intensa queda de temperatura combinada à alta umidade do ar, pode provocar danos leves às plantações, com mínimas de até 3ºC.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática
Leia também: