O Observatório do Clima propõe redução de 92% de emissões líquidas de Gases do Efeito Estufa (GEE) até 2035 em relação a 2005. A proposta é para a nova Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do país, referente ao Acordo de Paris, no qual os países firmaram o compromisso de reduzir suas emissões para manter o aumento da temperatura média global em 1,5ºC neste século.
A entidade é formada por ambientalistas da sociedade civil que debatem o aquecimento global em relação ao Brasil, enquanto a NDC é proposta pelo governo brasieliro. Segundo a entidade, para cumprir sua parte no compromisso, o país então teria que limitar suas emissões em 200 milhões de toneladas de dióxido de carbono.
A proposta do Observatório do Clima foi sistematizada após meses de discussões acerca de caminhos que levem o país a cumprir a meta. A viabilidade da proposta acompanha ações efetivas, como a redução do desmatamento, a recuperação de cobertura vegetal e o sequestro de carbono, bem como a gestão dos resíduos e a transição energética, abandonando os combustíveis fósseis.
Entre outros pontos, a proposta do Observatório inclui aceleração da transição energética, mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, políticas de adaptação ao clima, avaliação de risco climático e diagnóstico de perdas e danos para o país. A proposta foi divulgada na segunda-feira (26), em vista da nova NDC a ser divulgada pelo governo brasileiro até fevereiro de 2025.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.
Leia mais: