Neste sábado (18), a equipe feminina Gentil Meireles ganhou o título da grande final da edição estadual da Taça das Favelas 2023. O time goiano conquistou o bicampeonato após o placar de 7×1 na edição que promove o futebol das periferias. Agora, o time segue para a edição nacional.

Antes do jogo decisivo, o time passou pela semi-final contra o Orlando de Moraes. O estádio Antônio Accioly foi o cenário da disputa do campeonato que promove inclusão social e visibilidade para jovens periféricos por meio do esporte.

Disputa

O primeiro gol da disputa foi marcado pelo time Gentil Meireles, que mostrou certa vantagem nos primeiros minutos de jogo. O time já mostrava um forte ataque no minuto inicial da partida, dando espaço para a primeira defesa de Camila, goleira do Monte Azul, time de Senador Canedo (GO).

A concretização do sucesso do esquema tático veio quando o cronômetro se aproximava dos 16 minutos do primeiro tempo, quando Sthefany Lopes, a camisa 9 do time goianiense, marcou o primeiro gol da disputa.

No primeiro tempo, era possível perceber o equilíbrio entre os dois times, já que o sucesso do ataque do time Monte Azul mostrou resultado e alcançou o empate por meio do lance de cobrança de falta, gol marcado por Amandinha, camisa 8 da equipe de Senador Canedo.

O gol de empate veio da cobrança de falta após um lance que inicialmente havia sido marcado como pênalti em favor da equipe Monte Azul, mas que depois, foi corretamente cobrado como falta, já que o lance se deu fora da área.

Primeiro tempo

O final do primeiro tempo rendeu a maior vantagem para o time Gentil Meireles, que marcou dois gols, alcançando o placar de 3×1 contra o Monte Azul.

O segundo gol veio de Mariana Nascimento que, após um lance da companheira de time Mariane Caetano, retomou a vantagem para o time. Pouco tempo depois, o terceiro gol veio pelos pés habilidosos da atacante Janete Lima, valorizando o posto de camisa 10 da equipe.

Resultado

O segundo tempo foi marcado pela sequência de ataque intenso da equipe Gentil Meireles. A sequência de chutes ao gol rendeu o quarto gol quando a partida se aproximava da metade do segundo e último tempo da final.

Na ocasião, a camisa 7 Deborah Hutin marcou seu primeiro gol da partida, alargando a vantagem do time.

Além disso, essa não foi a única participação decisiva da jogadora, já que ela também fez a assistência para o quinto gol da partida, desta vez, marcado pela colega Sthefany Lopes, garantindo o placar de 5×1.

Os torcedores do Gentil Meireles já poderiam comemorar e voltar satisfeitos para casa, mas os gols não paravam por aqui. O 6×1 veio depois de uma finalização impecável de Gabriela Stefanni, que desbancou um ataque duplo e finalizou sua jogada.

Por fim, a camisa 7 marcou o sétimo gol do time, era a vez de Deborah Hutin marcar seu segundo gol na partida e garantir o bicampeonato do time Gentil Meireles.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 10 – Redução das Desigualdades

Leia mais: