Goiânia foi confirmada uma das sedes da Copa América no Brasil. Na tarde desta terça-feira (01º/6), o Governo Federal, juntamente com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), confirmaram a realização da competição no país.
Além de Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Distrito Federal sediarão os jogos do torneio. Em Goiânia, os estádios Olímpico e Antônio Accioly devem receber jogos. Já a final está prevista para ocorrer no Rio de Janeiro.
No evento de assinatura do contrato de transferência de tecnologia da vacina para Covid-19 entre a AstraZeneca e o governo federal, Bolsonaro anunciou que recebeu anuência de quatro estados para receber os jogos: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás. Um quinto estado teria confirmado depois, e Bolsonaro não revelou qual.
Bolsonaro disse ter sido procurado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na segunda-feira (31) e, como o país está sediando outros campeonatos “sem problema nenhum”, ouviu ministros e não se opôs a receber a competição.
“Seguindo os mesmos protocolos, o Brasil sediará a Copa América”, disse Bolsonaro.
Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Goiânia afirmou que o prefeito Rogério Cruz foi consultado pelo governador Ronaldo Caiado sobre a possibilidade da capital sediar jogos, e lembrou que os estádios em Goiânia são geridos pelo Estado. Assim, Cruz é favorável à realização das partidas, desde que estabelecidos protocolos sanitários seguros.
Confira a nota na íntegra:
“O prefeito Rogério Cruz recebeu ligação do governador Ronaldo Caiado, nesta terça-feira (1/6), para consultá-lo sobre a realização da Copa América em Goiás. O prefeito lembrou que os estádios da capital são geridos pelo Estado e que, estabelecidos protocolos sanitários seguros, é favorável à realização do torneio, assim como ocorreram partidas dos campeonatos nacionais da Série A e B, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil em Goiânia.”
Junior Kamenach é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão do coordenador de esportes Charlie Pereira