Goiânia projeta maior parque da América Latina

Um local a se perder de vista. Assim será o Parque Linear Macambira Anicuns quando ficar concluído. A unidade será uma das maiores do mundo e a mais extensa da América Latina, com pouco mais de 24 quilômetros. 

O projeto surgiu da necessidade de solucionar problemas resultantes da ocupação desordenada ao longo do Córrego Macambira e do Ribeirão Anicuns, importantes alimentadores da bacia do Rio Meia Ponte.

A bacia hidrográfica formada por esses dois cursos d’água drena aproximadamente 70% da área urbana, sendo a mais representativa de Goiânia. O Ribeirão Anicuns é classificado como o mais poluído dentre todos, sendo o seu principal afluente o Córrego Macambira. 

Quando concluído, o Macambira Anicuns atravessará 141 bairros de Goiânia. O projeto foi dividido em 11 setores e apenas três já estão concluídos. O programa ainda abrange o Parque Ambiental Urbano Macambira, onde estão localizados a nascente do córrego Macambira e o Parque da Pedreira. 

A extensão de cada setor fica entre 1,5 e 4,0 quilômetros. Existem os núcleos de estar, áreas equipadas com praças, pergolados, bancos e bebedouros, localizados entre as pistas de caminhada.

Outro equipamento urbano proposto no programa são os parques de vizinhança. São espaços compostos por quadras de esporte, playground, aparelhos de ginástica, estacionamentos, bicicletários, banheiros públicos e depósitos de resíduos sólidos.

O objetivo do projeto é promover a interação entre os moradores da região. Uma das unidades já construídas é o Parque da Vizinhança Odilon Soares. O projeto do Macambira Anicuns é desenvolvido pela Prefeitura de Goiânia e teve financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

(Foto: Divulgação)

Agregados

Além do Parque Linear, o Macambira Anicuns contempla alguns parques que fazem parte do projeto, visando a proteção de remanescentes de áreas de matas ciliares. 

O Parque Ambiental Urbano Macambira, tem área de preservação ambiental de aproximadamente 25 hectares, localizado no bairro Faiçalville, na região sudoeste, onde se encontra a nascente do córrego Macambira.

Ele tem início na Avenida Nadra Bufaiçal, que corta a mata remanescente, ligando o bairro Novo Horizonte à Avenida Rio Verde, na divisa com o município de Aparecida de Goiânia. Esta unidade já está construída.

Já o Parque da Pedreira (Parque Ambiental Urbano da Pedreira) ainda será urbanizado, na encosta do Morro do Mendanha. A unidade fica na vertente sul do morro, junto ao bairro Jardim Petrópolis, com área prevista de dez hectares. 

O parque fica no local onde outrora existiu uma pedreira (hoje, desativada), na divisa com o Jardim Petrópolis, região oeste de Goiânia, ocupando uma área de 10,2 hectares. 

Dentro dessa área está localizada uma das nascentes que dão origem ao córrego do Café. A região se conecta à área urbana através da Avenida Santa Rita (ao norte) e a Rua Mendanha (a leste).

(Foto: Divulgação)

Goiânia 90 lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

*Este conteúdo está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

(Foto: Divulgação)
Leia mais

Mais lidas:

Leia também: