O 5G está chegando em Goiânia e a expectativa é de que a velocidade da internet aumente bastante, assim como a transmissão de dados, chamada latência. Em geral, a 5G deve permitir velocidades a partir de 1 gigabyte por segundo. Isso significa 1 mil megabytes. Para se ter ideia, a velocidade de 4G tem em médica de 13 megabytes e pode chegar a 80. Ou seja, a rede 5G deve ser 10 vezes mais rápida que a 4G.
Assista à reportagem na íntegra:
“A partir de agora será mais comum nas residências, indústrias e empresas a internet das coisas (Iot), como a utilização de um maquinário agrícola, por exemplo, sem a necessidade de ser operada fisicamente por um humano”, explica Henrique Gobi, analista de redes.
No entanto, apesar de a rede 5G chegar à capital nesta terça-feira (16), a experiência dos usuários só será satisfatória se foram instaladas mais antenas. Goiânia possui apenas 22 novas antenas de grande porte, número inferior ao necessário para a expansão e uso do 5G.
Nesse sentido, é fundamental a atualização da Lei que regulamenta a instalação das antenas. “Como essa tecnologia precisa de ter antenas em espaços menores, isso não estava previsto na nossa legislação anterior e é onde estamos ajustando na minuta”, destaca o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro.
A previsão é de que o texto seja votado na Câmara Municipal de Goiânia ainda em agosto.
Leia mais: