Novo decreto sobre medidas de combate ao coronavírus passam a valer a partir da próxima quinta-feira (25). O texto determina a redução de capacidade em diferentes tipos de locais. Foi levado em consideração mapa de calor mostrando a movimentação das pessoas na cidade. A prefeitura promete intensificar fiscalização.

Os shoppings reduzirão a capacidade para 50%, com horário limite de 22 horas. Bares e Restaurantes também funcionarão com a metade do limite de pessoas, com fechamento alterado para as 22 horas. Bares e Restaurantes estão proibidos de utilizar qualquer tipo de sonorização.

Leia também: Abertas inscrições para Renda Família em Goiânia >>>

Salões e barbearias funcionarão com 30% da capacidade, assim como as academias. As academias e áreas para prática de atividades esportivas em condomínios verticais e horizontais, deverão ser apenas para moradores e com o limite de 30%.

“A abertura de novos leitos é uma medida esgotável, é finita. Já abrimos mais de 60 leitos nos últimos 20 dias, estamos abrindo leitos praticamente todos os dias, no sentido de manter uma taxa de ocupação abaixo de 80%”, explicou o secretário de Saúde, Durval Pedroso.

O limite de 30% da capacidade também vale para as igrejas. Os templos religiosos podem aumentar a quantidade de celebrações, no sentido de evitar várias pessoas concentradas no mesmo horário.

“Como há uma grande procura e entendemos e respeitamos a necessidade de um amparo religioso, na fé, que os responsáveis busquem a ampliar o número de celebrações, atendendo assim o maior número de pessoas de forma mais isolada”, argumentou o secretário de governo, Andrey Azeredo.

Está proibida a realização de eventos particulares como: casamento, festas e desfiles. Está vedado o uso de salões de festas em condomínios horizontais e verticais.

O secretário espera que com a adoção do decreto seja ao menos mantida a taxa de ocupação de leitos de UTI, destinados à Covid-19, na ordem de aproximadamente 75% nesta segunda-feira (22).

Durval Pedroso, secretário da Saúde da capital, relatou que houve a busca por entendimento de maior movimentação das pessoas numa maior intensidade, por exemplo a região da Rua 44, locais de cultos religiosos, bares e restaurantes.

“Mantemos uma situação entre o alerta e estamos caminhando para uma situação de maior criticidade. Temos mais de 75% dos leitos de UTI ocupados”, afirmou Durval Pedroso. O secretário disse ainda que não está fazendo reserva de vagas para pacientes de outras cidades.

Região da Rua 44
A Região da Rua 44 funcionará com horário diferenciado, de quarta-feira à sábado, das 7 às 15 horas. O secretário Andrey Azeredo explicou que houve reunião do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), com os empresários da região, em que foram detalhadas as novas medidas.

Prefeitura
De acordo com Andrey Azeredo, a partir de quinta-feira 50% dos funcionários da administração municipal trabalharão em regime de home office e o restante de forma presencial, com revezamento a cada 14 dias.

O secretário avalia que o Município dá exemplo reduzindo o quantitativo de pessoas no transporte coletivo.

“Primeiro parte de inciativa da prefeitura, se continuamos com uma demanda alta de passageiros, torna-se muito difícil qualquer ação para reduzir o número de pessoas. Com 50% trabalhando em home office na prefeitura, já diminui a quantidade de pessoas no transporte” afirmou Andrey.

O secretário de governo relatou que a mudança de horários na Região da Rua 44 também tem visa reduzir o número de pessoas no transporte coletivo.
Escolas

As escolas continuam com o funcionamento autorizado, com a manutenção de 30% de capacidade.

Velórios
Continua com a permissão de dez pessoas de forma simultânea, exceto se a morte for por Covid-19, em que não há a autorização para velórios.

Fiscalização
A Prefeitura de Goiânia informou que tem reforçado a fiscalização para cumprimento das regras que já estão vigentes. Com a adoção do novo decreto, o secretário Andrey Azeredo espera que haja um engajamento da população. Ele ressaltou que se a sociedade não se conscientizar, medidas mais duras poderão ser adotadas.