A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, nesta quarta-feira (4), a abertura da Campanha Outubro Rosa, dedicada à prevenção do câncer de mama e ao diagnóstico precoce da doença. O evento, no Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), promove mais uma edição do projeto “Saúde na Praça”, com o tema “Diagnóstico precoce salva vidas!”.

A atividade se iniciou 7h e se estende até as 12h, na Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG, e conta com o apoio de equipes multidisciplinares, incluindo nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros e orientações médicas fornecidas por residentes da equipe de mastologia. Os visitantes têm a oportunidade de realizar testes de aferição de glicemia e pressão arterial, e todos os atendimentos são gratuitos.

O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres em praticamente todas as regiões do Brasil. Em Goiás, de 2020 a 2023, pelo menos 1.993 mulheres perderam a vida para essa doença. A campanha do Outubro Rosa ressalta a importância das atividades de prevenção contínua, visando ao diagnóstico precoce em mulheres que apresentam sinais e sintomas suspeitos da doença, bem como o rastreamento em mulheres assintomáticas que são elegíveis para esse acompanhamento.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 03 – Saúde e Bem Estar

Leia mais: