Outubro será um mês com climas extremamente diferentes no Brasil. Enquanto o centro-sul terá chuva acima da média histórica, Norte e Nordeste terão volumes baixos de precipitações e continuam com temperaturas elevadas. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de volumes inferiores a 70 milímetros (mm) no Nordeste e no norte da região amazônica.

Então, o volume está abaixo da média histórica para o mês nas regiões. Apesar disso, vai chover no Norte. O Inmet prevê 140 mm em precipitações para a faixa oeste e áreas do sul da Região Norte.

A chuva retorna gradualmente tanto para o Centro-Oeste como para o Sudeste, que devem ter volumes inferiores a 160 mm neste mês, concentrados principalmente em áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais.

Mapas de precipitação e temperatura

O Inmet divulgou os dois mapas acima que mostram a previsão de anomalias com a diferença entre o valor previsto e a média histórica para outubro de 2023. A imagem da esquerda (mapa com cores claras) indica a previsão de precipitações e a imagem da direita (mapa com cores escuras) destaca a temperatura média do ar do modelo climático do INMET para  este mês.

Assim, a previsão do Inmet é de um volume de chuva acima da média para a Região Sul, área com a maior concentração de tons em azul na figura da esquerda. Segundo o  Instituto, os maiores volumes estão previstos para o centro-oeste do Rio Grande do Sul, a parte central de Santa Catarina e o extremo sul do Paraná. Os volumes podem superar 250 mm.

Nas demais regiões do país as precipitações serão esporádicas e abaixo da média histórica de chuvas, porém, concentradas, como previsto para as faixas oeste e sul da Região Norte.

Temperaturas

É importante lembrar que o país está sob influência do El Niño e que as temperaturas continuam elevadas por causa de uma massa de ar quente seco que está sobre o Brasil. O mapa da direita (com cores escuras) indica que grande parte do país terá temperaturas acima da média.

De acordo com o Inmet, os termômetros podem superar 29ºC em áreas de Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. No Mato Grosso do Sul, no entanto, a previsão é de temperaturas abaixo da média, com dias consecutivos com chuva. A temperatura será mais amena e pode ser inferior a 20°C. 

Enquanto as temperaturas para Norte, Nordeste e Centro-Oeste concentram-se em médias altas, no Sul do país os termômetros vão registrar em média 16ºC. A previsão do Inmet é de dias consecutivos com chuva para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além da presença de massas de ar frio de baixa intensidade em alguns dias do mês de outubro.

Leia mais: