Em reunião realizada nesta quinta-feira (8), por videoconferência, com prefeitos e secretários municipais de saúde dos 246 municípios goianos, o governo de Goiás orientou sobre a importância da atualização, junto ao sistema do Ministério da Saúde, dos dados da vacinação contra a covid-19, em Goiás. O objetivo da medida é evitar prejuízo no recebimento das próximas remessas.
O secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexadrino, explicou que o Ministério da Saúde (MS) pode mudar o critério de distribuição das vacinas, hoje feito considerando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para análise do estoque de cada município. “Se isso acontecer e não tiver vacina registrada como aplicada, o município e a população do município será penalizada”, afirmou o secretário, afirmando que o MS entenderá que as doses estão estocadas.
A superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, relatou que o Estado chegou a 61% de doses não registradas, considerando as doses recebidas. A superintendente pediu que uma força-tarefa seja feita pelas prefeituras, abrindo esse registro para funcionários administrativos. “Eu sugiro a todos que utilizem, inclusive, os finas de semana também, que o sistema fica mais rápido”.
Flúvia ainda contou sobre outro problema que a falta de registro pode gerar. Segundo ela, uma pessoa perdeu o cartão vacinal e quando foi receber a segunda dose não foi possível identificar o laboratório de produção da vacina. “Então não é só uma avaliação de cobertura, mas também um problema para o usuário, para o cidadão que vai essa segunda dose”, encerrou.
O governador Ronaldo Caiado declarou que como vivemos uma situação emergencial, não há feriado, sábado e domingo, que não é aceitável que haja interrupção porque é sábado ou domingo. “Vamos fazer um esforço para que na segunda-feira, nós estejamos com todas as doses registradas dentro do sistema de informática do Ministério da Saúde”. Caiado voltou a pedir para que campanhas sejam feitas em torno da aplicação da segunda dose das vacinas.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), o atraso no preenchimento dos dados, por parte dos municípios, compromete a quantificação e divulgação do número real de imunizados. Do total de 1.031.380 doses contra a Covid-19 já distribuídas aos municípios, 406.665 (39,42%) não possuem registro ou não foram aplicadas. No sistema do Ministério da Saúde, consta a utilização de apenas 624.715 imunobiológicos no Estado.













