Com três vitórias, um empate e uma derrota no returno do Brasileirão, o Goiás Esporte Clube já conquistou 10 pontos em cinco rodadas. O desempenho é melhor do que nos primeiros cinco jogos do turno, quando o Verdão somou apenas cinco pontos. 

Leia mais: Copa Verde 2022 | Confira a tabela e os adversários de Goiás e Vila Nova

Dessa forma, o Esmeraldino tem 67% de aproveitamento no segundo turno da Série A e de acordo com os estudos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – especialista em probabilidades de futebol, hoje, a equipe goiana tem apenas 2,8% de risco de rebaixamento para a Segunda Divisão.

No clube, o discurso continua sendo de luta pela permanência na Série A. Porém, com a boa campanha na competição, a torcida esmeraldina já está fazendo contas e sonhando com uma vaga na Copa Sul-Americana. O goleiro Tadeu disse que entende a empolgação do torcedor.

Tadeu – Goleiro Goiás (Foto – Rosiron Rodrigues)

“É natural, hoje estamos na primeira página da tabela e muito próximos dos primeiros colocados, é claro que vai gerar essa expectativa no torcedor. Mas precisamos continuar com os pés no chão. Não estamos comemorando nada, porque ainda não atingimos o principal objetivo e não podemos mudar a nossa rota no meio do percurso. Mas quando chegarmos nesse primeiro objetivo, vamos buscar algo a mais”, salientou. 

Segundo as análises da UFMG, a probabilidade do Goiás se classificar para a Copa Sul-Americana é de 47,7%. Em relação a Libertadores da América, a chance de garantir uma vaga é de 1,9%. 

Remanescente do elenco de 2019, última vez que o Esmeraldino se classificou para a Copa Sul-Americana, Tadeu fez uma análise sobre as duas campanhas na Série A. 

“Fizemos um campeonato regular em 2019, no final do primeiro turno oscilamos um pouco, mas depois demos uma bela arrancada no segundo turno e não ficamos próximos da zona de rebaixamento. Esse ano foi ao contrário, começamos embaixo e aos poucos estamos chegando na primeira página da classificação”, relembrou. 

“Em 2019 eu cheguei no início do Brasileirão e tive que me adaptar ao elenco que já estava aqui desde o Campeonato Estadual. Neste ano já estava aqui desde o início do processo e maioria dos jogadores também, acredito que isso tem facilitado para que os reforços que chegaram agora, entendam o que é o grupo e o planejamento do clube, assim as coisas tem acontecido”, finalizou Tadeu.