O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), retomou as obras rodoviárias da GO-174, entre Diorama e Montes Claros de Goiás, no oeste goiano. Segundo a gestão estadual, os serviços de pavimentação e restauração serão executados em duas etapas, com previsão orçamentária total de mais de R$ 10 milhões.

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A primeira parte do trabalho na GO-174 já está em andamento e corresponde à implantação e pavimentação de um trecho de 10 quilômetros entre o município de Diorama e o Km 17 da rodovia, com recursos provenientes do Tesouro Estadual. A entrega está prevista para setembro deste ano.

Já a segunda, a restauração de mais de oito quilômetros de um asfalto antigo e deteriorado entre o Km 17 e o município de Montes Claros de Goiás, é fruto da cooperação técnica estabelecida entre o governo e o Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária do Estado de Goiás (Fundepec), está em fase de projeto e deve ser finalizada em 2022.

Presidente da Goinfra, Pedro Sales destaca a relevância da obra tanto para a segurança dos motoristas que trafegam pela região quanto para o transporte da diversificada safra da agropecuária goiana, que envolve a produção de grandes commodities, como soja, milho, carne e algodão.

A GO-174 ainda é importante rota para um dos mais conhecidos destinos turísticos do Centro-Oeste brasileiro, o Vale do Araguaia, um dos mais visitados patrimônios ambientais do país, onde estão, por exemplo, as cidades de Aruanã, Aragarças, Britânia e Baliza.

Tudo isso está aliado à condição estratégica daquela malha viária, que aproxima o Nordeste mato-grossense e o Noroeste goiano ao Sul do Estado de Goiás e, dali, à região Sudeste do Brasil. “Esse ‘desenho’ abre caminho para uma logística multimodal, que se beneficia tanto das nossas rodovias, quanto da estrutura ferroviária que já opera em São Simão e da hidrovia Paranaíba-Tietê-Paraná, que alcança o Porto de Santos”, explica Pedro Sales.

O presidente da Goinfra também ressaltou o impacto positivo da entrega sobre operações comerciais altamente competitivas, que, na ponta de toda essa movimentação, viabiliza as exportações goianas para a China, Países Baixos, Índia, Rússia e Irã, os maiores parceiros comerciais do Estado de Goiás.

Obras

De acordo com o governo estadual, equipes da Goinfra também estão executando a restauração do trecho entre Firminópolis e Iporá, na GO-060, importante ligação entre a Região Metropolitana de Goiânia e o estado do Mato Grosso, corredor de escoamento de produção agrícola. São 111,5 quilômetros de pavimentação, com recursos do Tesouro Estadual. Também será restaurado o Anel Viário de Iporá, o perímetro urbano da GO-174.

Há equipes na GO-326, entre Anicuns e o distrito de Claudinápolis, em Nazário, com a execução de fresagem e aplicação de asfalto com Tratamento Superficial Duplo (TSD), além da recuperação de remendos profundos no trecho de 7,5 quilômetros.

Na GO-221, de Doverlândia a Caiapônia, a agência executa remendos profundos ao longo dos 69,8 quilômetros de trecho. No início do próximo mês, as equipes se deslocam pela rodovia para continuar o trabalho no pavimento, desta vez entre Iporá e Caiapônia, cobrindo uma área de mais 109 quilômetros.

A parceria do Governo de Goiás e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) também viabiliza a construção de sete pontes na região Oeste. É o caso de duas estruturas na GO-471, em Arenópolis; de duas na GO-465, no perímetro urbano de Doverlândia; duas na GO-541, também em Doverlândia, e uma na GO-465, em Caiapônia. As estruturas serão edificadas em aço e concreto pré-moldado, com 6 a 12 metros de extensão por 4,5 metros de largura.

*Com informações do Governo de Goiás