O ano de 2016 definitivamente não foi um dos melhores para o torcedor esmeraldino, pelo menos no quesito futebol. No entanto, chegou a hora de dizer tchau. Nesta terça-feira (22), pela 38ª e última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Goiás se despede da campanha desastrosa. O Alviverde, cotado para subir antes do início da competição, apenas cumpre tabela neste momento da temporada. Às 19h15 (de Brasília), o Verdão recebe o lanterna Sampaio Corrêa, que também só pensa em 2017.

Depois de celebrar o 26º título do Campeonato Goiano, a expectativa criada em cima do Alviverde era que o time repetisse a campanha do estadual conquistando o acesso – independente de título na Série B. Contudo, as primeiras rodadas mostraram que o restante da temporada seria complicado. Ao término do primeiro turno, por exemplo, o time amargou a 17ª colocação e brigava contra o rebaixamento, que se tornou, ao longo do campeonato, a principal luta do time esmeraldino.

Sem chances de descenso e de acesso, o Goiás espera se despedir do ano de 2016 com uma vitória. Como de praxe, o técnico Gilson Kleina terá retornos e desfalques. Léo Sena, Sueliton e David Duarte, que cumpriram suspensão diante do Luverdense, na última rodada, ficam à disposição. Por outro lado, Alex Alves recebeu o terceiro amarelo e está suspenso. Mesma situação de Léo Lima, que pegou dois jogos de gancho pela expulsão no clássico contra o Atlético – ele já havia cumprido uma partida, mas como o julgamento foi realizado no dia do jogo contra o Luverdense, o meio-campista não atua mais na temporada.

O ADVERSÁRIO

Assim como o rival desta terça-feira, 22, o Sampaio Corrêa só pensa em 2017. A discrepância nos planejamentos é que o time de São Luís irá se preparar para disputa da Série C, além do campeonato local. Depois de ser derrotado, em casa, pelos reservas do Atlético, campeão da Série B, o Sampaio já sabe que vai terminar a Segundona na última posição – com 27 pontos, a equipe maranhense mesmo que vença o Alviverde, não consegue ultrapassar o Tupi, que tem 30 pontos, por conta dos critérios de desempate.

Para piorar, dois dos destaques da equipe – Thiago Santos e Diego Lorenzi – não atuam no último jogo da Bolívia Querida em 2016. Ambos estão suspenso por terem recebido o terceiro cartão amarelo no embate contra o Dragão. O técnico Vinícius Saldanha, inclusive, terá uma dor de cabeça para definir qual será o time titular. O motivo? Faltam opções no elenco. As alternativas do treinador são duas: mudar o esquema tático da equipe improvisando jogadores ou promover a estreia de atletas da base do Sampaio que foram relacionados para o jogo. Nada tão ruim que não possa piorar, certo? Por falta de tempo por conta da viagem para Goiânia, o Sampaio Corrêa sequer treinou visando o confronto contra a equipe esmeraldina.

O RETROSPECTO

Segundo o Futebol de Goyaz e suas histórias, esse será o terceiro encontro entre os rivais – o Alviverde nunca perdeu para o Sampaio. Nos dois confrontos registrados na história, um terminou com triunfo do Goiás por 2 a 0, pela Série B de 1999; e o segundo não teve um vencedor: 0 a 0. Esse foi o placar do empate realizado pelo primeiro turno da atual edição da segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA

38ª rodada: Goiás x Sampaio Corrêa
Data: 22/11/2016
Horário: 19h15 (de Brasília)
Local: Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, Goiânia (GO)

Árbitro: Wanderson Alves de Sousa (MG)
Auxiliares: Ricardo Junio de Sousa (MG) e Wesley Moreira de Carvalho (MG)
Quarto árbitro: Osimar Moreira da Silva Júnior (GO)

Provável Goiás: Renan; Johnatan, Artur, David Duarte e Mário Sérgio; Rezende, David, Léo Sena e Liniker; Walter e Léo Gamalho. Técnico: Gilson Kleina

Provável Sampaio Corrêa: Rodrigo Ramos; Mimica, Luíz Otávio, Breno; Ruhan, Eder Sciola, Daniel Barros, Marcelinho (Vinícius Barata), Fernandinho e Guilherme Lucena; Filipe Paulista (Henrique). Técnico: Vinícius Saldanha.