Já está disponível a consulta de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2024/1. Goiás é o oitavo estado da federação com maior número de ofertas de bolsas estudos parciais ou integrais nesta edição do programa. Ao todo, estudantes podem concorrer a 18 mil 720 vagas.
Do total, são 10 mil 122 bolsas integrais e 8 mil 598 parciais (50% da mensalidade). Somente em Goiânia, as bolsas são para 132 cursos. A consulta detalhada, por curso, turno, instituição e local de oferta, pode ser realizada pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
De acordo com o Ministério da Educação, essa é a edição com a maior oferta de bolsas desde a primeira do programa, em 2005.
Brasil
Em todo o país serão disponibilizadas 402 mil 092 bolsas, sendo 304 mil 638 integrais (100%); e 97 mil 454, parciais (50%), distribuídas em 15 mil 482 cursos de 1.028 instituições participantes do programa.
À frente de Goiás, os estados com maior quantitativo de bolsas são: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
A menor disponibilização de bolsas para o Prouni 2024//1 ocorrem em três estados da região Norte: Amapá, Acre e Roraima.
Quem pode participar?
Para participar do processo seletivo do Prouni, é necessário que o candidato:
- tenha participado da edição de 2022 ou de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
- Cumulativamente, obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem;
- Tirado nota acima de zero na prova de redação;
- e não tenha participado do referido exame na condição de treineiro (candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação).
Além disso, é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
- Professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, conforme disposto no Decreto n. 5.493/2005; ou
- Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública; ou ter estudado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou ter realizado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou ter estudado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; ou ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Critério de renda
A inscrição no processo seletivo do Prouni é condicionada ao cumprimento dos requisitos de renda estabelecidos na Lei n. 11.096/2005, exceto para o candidato professor da rede pública de ensino.
O candidato pode se inscrever nas bolsas:
- Integrais — se sua renda familiar bruta mensal per capita não excede o valor de 1,5 salário mínimo;
- Ou parciais — se sua renda familiar bruta mensal per capita não excede o valor de 3 salários mínimo
Cronograma Prouni 2024
Inscrições – 29/1 a 1/2
Resultado 1ª chamada – 6/2
Resultado 2ª chamada – 27/2
Manifestação de interesse na Lista de Espera – 14 e 15/3
Resultado Lista de Espera – 18/3
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 4 – Educação de Qualidade.