Goiás começa a se preparar e planejar o início da vacinação contra a Covid-19 no Estado. Conforme pactuação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em reunião com as Secretarias Municipais de Saúde, o Estado disponibilizará salas exclusivas para vacinação, com a quantidade dessas salas de acordo com o número de habitantes.

O plano detalha que cidades com até 200.000 pessoas terão até três salas, enquanto de 200.001 até 500.000, terão até cinco salas. Acima de 500.00 habitantes, serão até oito salas. Nos municípios que contam com apenas uma sala de vacinação na rotina, será aberta uma específica para a administração de doses da vacina contra o novo coronavírus.

A menor quantidade de salas é justificada pela forma como ocorrerá a primeira etapa da 1ª fase, com menos doses recebidas e administradas. Além disso, também funcionará de maneira reduzida para otimização das doses, para evitar perdas, melhor gerenciamento de recursos humanos para garantir o funcionamento em todo o período programado e oferecer mais segurança. Vale ressaltar, também, que o sistema de informação das doses aplicadas é novo, sendo necessário a capacitação de novos profissionais.

As salas funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados e aos domingos, das 8h às 14h. Os horários estendidos são para evitar aglomerações e garantir o acesso de pessoas que trabalham no horário comercial. Os primeiros vacinados serão do dos grupos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional/Estadual de Imunização, em calendário a ser divulgado.