Decepção. Esse é o sentimento do torcedor esmeraldino após o duelo entre Goiás e River-PI, na noite desta quarta-feira, no Serra Dourada. O Verdão venceu por 2 x 1 no tempo normal, levando a definição da vaga para os pênaltis, mas quem comemorou foi o time nordestino, que garantiu a classificação nas penalidades.

Rafhael Lucas marcou os dois gols esmeraldinos, enquanto Eduardo anotou para o clube visitante. Nos pênaltis, após 10 cobranças de cada lado, a equipe visitante levou a melhor e venceu por 8 x 7. O River se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil. Na próxima etapa, o time piauiense encara o Botafogo-PB.

Antes, no entanto, as duas equipes entram em campo pelos estaduais. O Verdão enfrenta o Anápolis, às 16 horas de domingo, no Jonas Duarte no primeiro jogo da final do Campeonato Goiano, enquanto o River encara o Piauí, às 17 horas de sábado, no estádio Albertão, na última rodada do segundo turno do torneio Campeonato Piauiense.

1º Tempo

O Goiás iniciou a partida propondo jogo, tentando pressionar o adversário. As investidas foram com Juninho pelo lado esquerdo, mas o atleta não teve sucesso nos lances individuais. Aos poucos, o River passou a ganhar espaços e abriu o placar aos 8 minutos, quando Anderson Salles falhou feio, a bola ficou com Eduardo, que fintou Ivan e bateu encobrindo a zaga esmeraldina: 1 x 0.

A resposta do Verdão foi imediata e, aos 11, a equipe chegou ao empate. A defesa tricolor afastou mal, a bola ficou com Rafhael Lucas, que fintou a marcação, dividiu com os adversários e, mesmo aos trancos e barrancos, conseguiu espaço para finalizar na saída do goleiro Dalton: 1 x 1.

A virada esmeraldina quase aconteceu na sequência, aos 12 minutos. Patrick recebeu no lado esquerdo, tentou o cruzamento e a bola passou perto do travessão, assustando o arqueiro tricolor. Aos 28, Anderson Salles cobrou falta colocada no canto e Dalton espalmou, salvando o time piauiense.

Após lançamento para a área, Anderson Salles cabeceou fraco para o alto, mas o goleiro Dalton quase se complicou e mandou para fora, aos 34 minutos. Após a cobrança do escanteio na primeira trave, Rafhael Lucas se antecipou e cabeceou direto para fora.

A última boa chance da primeira etapa foi do Verdão, aos 41 minutos, Carlos Eduardo recebeu na entrada da área e arriscou de canhota. A bola foi fraca no canto e, mesmo assim, Dalton não segurou, espalmando  para fora.

2º Tempo

O segundo tempo recomeçou como terminou o primeiro: Goiás com mais posse de bola, “dominando” as ações, mas pouco produzindo. O River-PI teve duas grandes chances em contra-ataques. Aos 10 minutos, Eduardo escorou de cabeça para Vanderlei, que bateu forte de fora da área e mandou sobre o gol. No minuto seguinte, Vanderlei foi lançado, arrancou até driblar Ivan fora da área e chutou. Anderson Salles travou na hora exata.

A resposta esmeraldina veio aos 15. Após bate-rebate, Cléo rolou para Wagner, que chutou forte e Dalton fez grande defesa, evitando a virada. No minuto seguinte, Rafhael Lucas recebeu passe de Cléo, entrou na área e chutou travado, mas a bola entrou, confirmando a virada: 2 x 1.

Aos 19 minutos, David cobrou falta para a área, a bola desviou e passou muito perto do gol. O time tricolor esteve muito perto do empate aos 22 minutos, quando a zaga esmeraldina afastou mal cruzamento da direita e, na sobra, Rogério acertou um belo chute de primeira. A bola foi rasteira no cantinho e Ivan fez grande defesa.

Vanderlei foi lançado aos 29 minutos, ganhou em velocidade da defesa, mas na hora da finalização acabou isolando, perdendo a chance do empate do Galo. Aos 32 minutos, Rafhael Lucas abriu para Wagner na ponta direita. O meia demorou para chutar e acabou sendo travado pela zaga visitante.

Aos 41 minutos, Vanderlei aproveitou erro de David Duarte, avançou pela direita, mas isolou na hora do chute. No minuto seguinte, Kássio arriscou chute rasteiro de longa distância e a bola foi no meio do gol, ficando fácil para defesa de Ivan.

Após cruzamento da direita, Rafhael Lucas ganhou no alto, mas cabeceou para fora aos 44 minutos. A última oportunidade do duelo aconteceu aos 47 minutos e foi do time do Piauí. Kássio ganhou no alto na área esmeraldina e Fabinho, de canhota, perdeu grande chance para o River. Pouco depois, o árbitro Vinícius Furlan encerrou o duelo: Goiás 2 x 1 River-PI, placar que levou a decisão da vaga para os pênaltis.

river classifica

Pênaltis

Nas primeiras cinco cobranças, Cléo, Juninho, Anderson Salles e Rafhael Lucas marcaram para o Goiás, enquanto Murilo desperdiçou. Já pelo lado do River, Vanderlei, Tote, Índio e Rafael Araújo anotaram, enquanto Fabinho parou na defesa de Ivan.

Nas cobranças alternadas, David Duarte marcou o quinto do Goiás e Rogério empatou. Na sétima cobrança, Wagner bateu muito mal e Dalton defendeu sem dificuldades.O Verdão seguiu vivo, já que Kássio parou em grande defesa de Ivan.

Em seguida, Léo Sena fez 6 x 5 e Paulo Paraíba empatou. Johnatan fez o sétimo gol esmeraldino e Jadson deixou tudo igual. A décima cobrança do Goiás foi de Patrick. O volante bateu no canto esquerdo de Dalton, que saltou para defender. Na sequência, o próprio goleiro tricolor Dalton cobrou em um canto, enquanto Ivan caiu no outro, definindo o triunfo do River-PI por 8 x 7 e confirmando a eliminação do time goiano ainda na primeira fase.

FICHA TÉCNICA

Goiás 2 (7) x 1 (8) River-PI

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia

Data: 27 de abril de 2016

Horário: 19h30

Público: 1.416 pagantes

Público total: 1.874 pessoas

Renda: R$ 15.375,00

Árbitro: Vinicius Furlan (SP)

Auxiliares: José Reinaldo Nascimento Júnior (DF) e José Araújo Sabino (DF)

Gols: Eduardo (RIV) aos 8’1T (0-1); Rafhael Lucas (GEC) aos 11’1T (1-1) e aos 16’2T (2-1)

GOIÁS: Ivan; Johnatan, David Duarte, Anderson Salles e Juninho; David (Léo Sena), Patrick, Wagner e Jhon Cley (Cléo); Carlos Eduardo (Murilo) e Rafhael Lucas.

Técnico: Enderson Moreira

RIVER-PI: Dalton; Tote, Paulo Paraíba, Rafael Araújo e Jadson; Amarildo, Thiago Dias (Kássio), Rogério e Júnior Xuxa (Índio); Vanderlei e Eduardo (Fabinho).

Técnico: Capitão