Em ascensão, o Goiás recebeu o Santa Helena na Serrinha neste domingo (7), apresentou um futebol seguro e venceu por 2 a 0. Os visitantes tiveram chances de marcar, mas não conseguiram transpor a uma barreira chamada “Harlei”. A partida ficou marcada, também, pela marcação de um dos gols mais bonitos do Goianão, feito pelo zagueiro Rafael Toloi.

» Ouça os gols de Goiás 2 X 0 Santa Helena

» Confira a classificação

Com o resultado, o Esmeraldino alcançou a 6ª colocação do campeonato, com 8 pontos, um a menos do que o Trindade. Já a equipe do interior do Estado, segue na vice-lanterna do Goianão, com sete pontos e, ainda, com o pior ataque da competição. Na próxima rodada o Goiás enfrenta o Morrinhos, fora de casa. Buscando reabilitação, o Santa Helena recebe a Canedense, em casa.

O jogo

A primeira real oportunidade de marcar foi aos 9 min, com o Santa Helena. Em cobrança de falta, Xavier alçou a bola na área, na cabeça do zagueiro Carlão. O gol só não saiu porque o goleiro Verde praticou uma defesa de bastante reflexo, à queima roupa. Depois disso, apesar da oportunidade e de as duas equipes tentarem marcar, ambas mostraram pouca qualidade ao finalizar, erravam muitos passes.

A segunda boa chance de mexer no placar foi do Goiás, com Fábio Bahia, aos 16 min. O jogador bateu de fora da área, mas o goleiro Luis Almeida encaixou a bola. O chute animou o time esmeraldino na partida. Assim, o Santa Helena começava a se sentir pressionado. Aos 27 min, o atacante Fernandão caiu na área e pediu pênalti. Mas árbitro nada marcou.

Primeiro gol

A pressão dos donos da casa começava a ficar mais contundente e se concretizou aos 30 min, com o atacante Marcos Vinícius. Ele tinha acabado de pedir para sair – por contusão –, mas, mesmo assim, foi para a área onde completou um cruzamento de Felipe. Cabeceando forte, ele abriu o placar. Depois de (pouco) comemorar o jogador atuou por mais alguns minutos, até deixar o campo para a entrada de outro prata da casa, Wendell.

O golaço

Aos 33min,  Rafael Tolói marcou o gol mais bonito da partida. Brilhantemente, o jovem zagueiro driblou cinco adversários enquanto invadia a área do Santa Helena e tocou com calma para ampliar o placar para o Esmeraldino. 2 a 0. Dez minutos depois, enquanto o Verde exercia muita pressão, João Paulo sentiu o tornozelo direito e deixou o gramado para a entrada do estreante Marcão, de 34 anos.

Segundo tempo

Com o início do segundo tempo, a torcida estava animada e esperava que Verde fizesse mais gols, o que não aconteceu. Apesar do placar permanecer o mesmo, boas oportunidades para ambas as equipes foram criadas. Tanto que, logo aos 3 minutos, o meio campo Preto Marabá teve a chance de diminuir para o Santa Helena. A bola sobrou para ele dentro da área, mas, na hora de bater, ele acertou o travessão do goleiro Harlei. Um minuto depois, o próprio Harlei precisou fazer um verdadeiro milagre para defender um chute de Marcley, que havia entrado no 2º tempo.

Uma das esperanças do Goiás para o futuro, o prata da casa, Wendell, puxou contra-ataque em velocidade ao 7 min, e recebeu dentro da área. Ele bateu forte, firme, mas na rede, pelo lado de fora. Cinco minutos depois, em cobrança de falta, o goleiro Harlei fez nova defesa salvadora. O defensor precisou ir buscar a bola no ângulo direito para evitar que Santa Helena marcasse o primeiro.

E o jogo seguiu com oportunidades para ambos os times. Assim, apesar das esporádicas, mas claras, chances do Santa Helena, o Goiás continuava encontrando facilidades para chegar ao gol adversário, mas pecava na conclusão. A equipe visitante demonstrou melhor futebol na 2ª etapa, mas não conseguiu superar o goleiro esmeraldino.

Ficha Técnica – Goiás x Santa Helena – 7° Rodada
Local: estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), em Goiânia.
Data: 07/02/2010 (domingo)
Horário: 17h
Árbitro: Adélson Gonçalves;
Auxiliares: Fabrício Vilarinho e Rogério Alves;
4º Árbitro: Marco Aurélio de Paula.
Gols: Marcus Vinicius (30’/1T); Rafael Toloi (33’/1T)

Goiás:
Harlei; Rafael Tolói, João Paulo e Ernando; Vitor, Amaral, Fábio Bahia, Douglas; Marcos Vinícius Felipe e Fernandão

Santa Helena:
Luis Almeida; Robson Goiano, Carlão, Preto Marabá e Xavier, Peterson, Evandro, Maurinho e Jean Carlos; Éder e Amarilla