Governadores do PSDB estiveram reunidos nesta terça-feira (17) em Curitiba, no Paraná. Um dos principais temas discutidos foi a forma de ampliar os investimentos nos estados. Ao todo, marcaram presença os governadores, Marconi Perillo (GO), Antonio Anastasia (MG), Geraldo Alckmin (SP), José de Anchieta Jr. (RR), Simão Jatene (PA), Siqueira Campos (TO) e Beto Richa (PR).

Para melhorar as receitas estaduais e aumentar os investimentos, uma das propostas é a criação da Desvinculação das Receitas dos Estados (DRE), nos moldes da Desvinculação das Receitas da União (DRU). O governador do Paraná explicou que o mecanismo seria vinculado à área de investimentos. “É uma proposta importante para o desenvolvimento econômico e social de cada estado”, explicou.

Os governadores defendem o reequilíbrio na distribuição dos recursos da arrecadação tributária entre União e estados. Eles assinaram um documento, onde propuseram um “reposicionamento nacionalista”, em relação aos encargos da divida dos estados com a União.

Goiás

Detalhes do modelo goiano para recuperação de rodovias, com o Fundo de Transportes, formado com 20% das receitas brutas do Detran e a readequação da pauta de ICMS dos combustíveis, foram os principais questionamentos que os governadores fizeram ao governador de Goiás, Marconi Perillo.

Os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do Paraná, Beto Richa, que enfrentam os mesmos problemas com a conservação e reforma de estradas, fizeram perguntas a Marconi sobre as ações goianas.

Alguns dos pontos discutidos pelo governador de Goiás, Marconi Perillo foi a manutenção do debate em torno de uma nova divisão do Fundo de Participação dos Estados, divisão dos royalties do petróleo e também a questão do piso nacional para os professores. Segundo ele, “o Governo Federal precisa dar sua parcela de contribuição em áreas estratégicas, como educação, segurança e saúde”.

O governador Teotônio Vilela Filho, de Alagoas, não participou da reunião por estar em viagem ao exterior.