O governo de Goiás emitiu nesta quinta-feira (10) recomendação para que as prefeituras desobriguem o uso de máscaras em locais abertos e sem aglomeração. A medida já passa a valer a partir de hoje. Inicialmente, a flexibilização ocorreria no dia 14, mas acabou antecipada.

Municípios como Rio Quente e Caldas Novas, por exemplo, localizadas no sul do Estado, já flexibilizaram a utilização da proteção para acesso e permanência de indivíduos em locais públicos ou privados, seja em ambiente abertos ou fechados.

De acordo com a nota, ”o cenário epidemiológico da COVID-19 no estado de Goiás, que apesar de ainda heterogêneo, vem apresentando melhoras sistemáticas, com redução das médias móveis de casos internados e óbitos nas últimas 4 semanas, redução importante na positividade dos exames RTPCR e testes rápidos de antígeno realizados, bem como uma redução expressiva na ocupação de leitos destinados à COVID-19.

Entretanto, segundo a nota de recomendação, o uso da máscara deve ser mantido em ambientes fechados como shoppings, transporte público, supermercados, aeroportos, boates, escolas, rodoviárias, lojas, entre outros.

A nota diz ainda que a ”desobrigação deve ocorrer SOMENTE quando a cobertura vacinal com esquema primário ( D2/DU) na população de 5 anos e mais, estiver maior ou igual a 75%, de acordo com os dados registrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, ou seja, o sistema de informação oficial para registro de doses aplicadas”.

O documento também recomenda que o “uso de máscaras, como equipamento de proteção individual (EPI), deve continuar sendo incentivado para pessoas imunodeprimidas, com comorbidades de alto risco, pessoas não vacinadas e com sintomas de síndrome gripal, MESMO em locais abertos e sem aglomeração”. Confira a seguir a nota na íntegra