Governo do Pará afirma que obras para COP 30 estão dentro do esperado 

Em entrevista coletiva no final de fevereiro, o Governo do Pará detalhou as obras para a COP 30 e pontuou que as ações em prol da realização da Conferência do Clima em Belém estão dentro do esperado. Durante a entrevista, a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan destacou que, de um modo geral, 25% das obras para a COP 30 já estão concluídas e pontuou a importância das ações, não só para a realização da Conferência, mas para a cidade e para a população.  

“Nós estamos iniciando uma nova etapa de preparação da cidade pra COP, e essa nova etapa envolve sete obras estruturantes cujos projetos já foram aprovados pelo Governo Federal e estamos prontos para iniciar essas obras e queremos iniciar o mais rapidamente possível. O conjunto de obras que vai melhorar a qualidade de vida da população e melhorar a nossa cidade e é importante eu firmar esse compromisso de planejamento para que sejam obras que depois da COP permaneçam com a nossa população, permaneçam melhorando a vida de todos os belenenses e paraenses”, afirmou Hana Ghassan.  

Dentre o pacote de obras do Governo do Pará estão previstos investimentos em mobilidade urbana, conectividade, saneamento, sinalização turística, além de melhorias tecnológicas dos equipamentos públicos da capital.  

“Vamos entregar quadras poliesportivas de várias modalidades, lago, mirante, área de trilha, centro gastronômico, uma área de bioeconomia, um batalhão da Polícia Militar e um centro administrativo que vai cuidar do local. A Avenida Tamandaré, com esse projeto de modernização e reurbanização, será transformada em Parque Linear. Também está previsto a construção do terminal para ser utilizado pelos comerciantes que já utilizam o porto”, reforçou Hana Ghassan 

Investimentos 

As sete grandes obras previstas são: as novas avenidas Doca de Souza Franco e Tamandaré (que vai receber um terminal hidroviário); a ampliação da rua da Marinha; a nova feira do Barreiro (com a requalificação do canal do Galo); o Porto futuro II; a drenagem e macrodrenagem do bairro mangueirão, da bacia do tucunduba; e o Parque da Cidade. 

O Governo do Pará afirmou que as obras de macrodrenagem em andamento devem contribuir para o fim dos alagamentos em várias áreas da capital paraense, melhorando também a qualidade do trânsito.   

“Quando se trabalha na dragagem dos canais, automaticamente estamos falando em melhorar a qualidade de vida da população, estamos falando de um conjunto de obras que irá ajudar na mobilidade e no trânsito geral de Belém”, explicou a vice.  

Segundo o governo, 36 escolas estaduais devem ser reformadas e adaptadas para servirem como leitos de hospedagem. Além disso, o Estado adquiriu ônibus elétricos com ar-condicionado, com wi-fi, que vão circular dentro da área do BRT Metropolitano. 

“Essas duas obras que nós já iniciamos, o Parque da Cidade e o Porto Futuro, são feitas integralmente com recursos do governo do Estado. Em relação às sete obras estruturantes que nós anunciamos aqui, elas são oriundas de recursos do governo federal e estão vindo especificamente em função de Belém sede da COP”, finalizou. 

A previsão é que cerca de R$ 3 bilhões devem ser investidos em Belém, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A vice-governadora do Pará também mencionou o planejamento de segurança do evento afirmando que o Estado promove o fortalecimento das forças policiais em planejamento junto ao governo federal e também com as Forças Armadas para que se tenha total segurança durante o período de realização da COP 30, em 2025.  

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13  Ação Global Contra a Mudança Climática 

Leia mais: