Médicos brasileiros que completaram a graduação no exterior participam do Módulo de Acolhimento e Avaliação de Médicos (MAAv), iniciativa organizada pelo Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Educação (MEC).

A programação acontece entre os dias 14 de agosto e 1° de setembro, na capital federal. Nesse sentido, o objetivo central é a capacitação dos profissionais para atuarem na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Público

Cerca de 1100 médicos e 100 técnicos dos ministérios da Saúde e Educação devem comparecer aos dias de evento. Ademais, o MAAv faz parte do 28° Ciclo do Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB).

Em julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei que instituiu a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde. Dessa forma, o ato deve ampliar o que corresponde a novas 15 mil vagas no país.

“O Mais Médicos agora retorna com força e quero agradecer a vocês por terem acolhido o chamado. O programa não é possível sem uma construção coletiva”, afirmou a responsável pela pasta de saúde, Nísia Trindade.

Mais Médicos

Em 2013, a Lei n° 12871 instituiu o Programa Mais Médicos, medida com finalidade de diminuir a carência de médicos nas regiões mais vulneráveis do país. Além disso, o programa também atua nos eixos de formação e promoção de troca de conhecimentos e experiências entre profissionais da saúde brasileiros e médicos formados em instituições estrangeiras.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia mais: