Sagres em OFF
Rubens Salomão

Governo forma comitê para acompanhar Política Nacional para Primeira Infância

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou nesta quinta-feira (27/6) o decreto para a instauração da Política Nacional Integrada para a primeira infância. Haverá ainda a criação de um Comitê Intersetorial para coordenar a implementação da medida. A assinatura ocorreu durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, o chamado Conselhão.

O Grupo de Trabalho sobre primeira infância entregou, em 13 de junho, ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, um relatório com diretrizes para a política específica para as crianças. O documento defendia a articulação entre esferas municipal, estadual e federal, e o fortalecimento de áreas prioritárias, como saúde, assistência social, educação, proteção e justiça.

“As recomendações para a criação de uma Política Nacional são fruto de um trabalho de alto nível que mobilizou diversos especialistas nos últimos meses. Até aqui, o Brasil tem falhado em garantir uma vida digna e de realizações para todas as crianças. E o trabalho feito pelo GT nos coloca diante de uma oportunidade inadiável e histórica de mudar esse cenário”, define Priscila Cruz, coordenadora do GT Primeira Infância e presidente-executiva do Todos Pela Educação.

primeira infância camilo e lula
Foto: Camilo Santana, Lula e Miriam Belchior, na assinatura do Plano Nacional de Educação. (Crédito: Ricardo Stuckert/PR)

Primeira infância

“Temos um conjunto de recomendações, com base em estudos, casos concretos no Brasil e nas melhores evidências. Mas isso não é suficiente. Para avançarmos, é preciso que haja prioridade política. Cuidar da primeira infância tem que ser um compromisso e uma obsessão de todos os governantes. E a hora é agora”, completa Priscila.

Embasamento

A Política Nacional Integrada para a primeira infância foi estruturada a partir de três eixos. O primeiro é o Sistema de Informação Integrado da Primeira Infância, que consolidará e integrará dados dos setores e serviços.

Serviços

O segundo é a definição de serviços setoriais para fortalecer e integrar as políticas de serviços básicos. Inicialmente esta etapa abrange as áreas de Saúde, Assistência Social e Educação, juntamente com iniciativas de Proteção e Justiça; Direitos Humanos e Cultura. O terceiro eixo é a comunicação com as famílias e cuidadores. O objetivo é apoiar a jornada de atenção à Primeira Infância, o cuidado integral e a promoção do desenvolvimento infantil, a partir da Caderneta da Criança.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 03 – Saúde e Bem-Estar; ODS 04 – Educação de Qualidade; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.