Sagres em OFF
Rubens Salomão

Governo lança Plano Safra com incentivo a práticas sustentáveis de baixo carbono

O governo federal lança nesta quarta-feira (3) o Plano Safra, com objetivo de financiar a agricultura na temporada 2024-2025. Neste ano, o plano vai buscar incentivar a produção de grãos, com destaque ao arroz, e práticas ambientais sustentáveis. As metas e linhas específicas para a agricultura de baixo carbono já têm parte importante das últimas edições, com ênfase no último plano, que venceu no fim de junho.

O lançamento do Plano Safra vai ser feito em dois eventos no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O primeiro, pela manhã, é destinado ao Plano Safra para a agricultura familiar. À tarde, é o evento para o anúncio do montante do financiamento para os médios e grandes agricultores. No ano passado, o valor dessa modalidade foi de R$ 364 bilhões. O Ministério da Agricultura prevê valor maior para 2024-2025.

Os financiamentos do Plano Safra têm concessão com juros menores que os de mercado. O plano também terá juros especiais para agricultores que adotarem comprovadamente práticas ambientais sustentáveis. As fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que inundaram a zona urbana e também área de plantio, acendeu o alerta no governo sobre a produção de arroz. O estado é responsável por 70% da produção nacional.

plano safra arroz e praticas sustentaveis
Foto: Colheita de arroz em fazenda do Rio Grande do Sul, em 2023. (Crédito: IRGA-RS/Divulgação))

Plano Safra

Para incentivar a produção não só de arroz, mas também de outros grãos, o governo vai lançar o contrato de opções. Nesta modalidade, se um produtor de outra cultura decide fechar um contrato de opção com o governo, ele passa a ter o direito – mas não a obrigação – de vender a sua produção ao Estado, em uma data futura, por um preço previamente fixado.

Incentivo

Se as indústrias estiverem pagando mais na data futura, o produtor tem a liberdade de vender o seu trigo para as empresas privadas. Porém, caso o mercado esteja pagando menos, o agricultor tem a garantia de que o governo vai comprar o seu produto por aquele valor. Com esse mecanismo, o governo prevê aumentar em 1 milhão de toneladas a safra de arroz, prevista para 11 milhões de toneladas.

Leia mais da Sagres em OFF:

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 12  Consumo e Produção Responsáveis; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.