Sagres em OFF
Rubens Salomão

Governo Lula retira florestas e parques nacionais de programa de privatização

O governo federal confirmou a retirada de 19 unidades de conservação, incluindo duas florestas e 17 parques nacionais, do Programa Nacional de Desestatização (PND). Decreto do presidente Lula com a medida teve publicação nesta quarta-feira (7). A saída das unidades do PND atende a uma recomendação emitida pelo Conselho do Programa de Parceria de Investimentos (CPPI) em dezembro de 2023.

Com isso, o governo revogou quatro decretos assinados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro que incluíram as unidades de conservação no PND e no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), entre 2019 e 2022. No caso de oito parques, o governo retirou as unidades de conservação tanto do PND quanto do PPI.

São eles: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA); Parque Nacional de São Joaquim (SC); Parque Nacional da Serra da Capivara (PI); Parque Nacional da Serra da Bocaina (SP). Parque Nacional de Ubajara (CE); Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (RJ); Parque Nacional da Serra da Canastra (MG) e Parque Nacional da Serra do Cipó (MG).

PARQUES NACIONAIS iguaçu
Estrutura de visitação às Cataratas do Iguaçu. (Crédito: Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio)

Parques nacionais

Por outro lado, o governo manteve apenas no PPI, para a autorização de concessões, nove parques nacionais e duas florestas. As concessões possibilitam que órgãos privados ofereçam serviços aos visitantes, como passeios, além de custear ações que apoiem a conservação da unidade. Neste caso, a unidade não se torna uma propriedade privada.

Concessões

Os locais mantidos para concessões são: Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT); Parque Nacional de Jericoacoara (CE); Parque Nacional de Brasília (DF); Floresta Nacional de Brasília (DF). Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ); Floresta Nacional de Ipanema (SP); Parque Nacional de Anavilhanas (AM). Parque Nacional de Jaú (AM); Parque Nacional de Caparaó (MG e ES); Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS); Parque Nacional de Iguaçu (PR).

Caso específico

Em relação ao Parque Nacional do Iguaçu, o governo autorizou a concessão para a exploração da trilha do Macuco Safari, por terra ou água, além de voos panorâmicos na unidade.

Programas

Com início na década de 1990, o Programa Nacional de Desestatização (PND) tem objetivo de transferir atividades que não têm exploração da devida forma pelo poder público. Já o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), de 2016, celebra contratos de parceria do governo federal com a iniciativa privada.

Parcerias

Enquanto isso, o Conselho do Programa de Parceria de Investimentos (CPPI) é responsável pelo assessoramento do presidente nas ações que envolvem programas de parceria.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)ODS 13  Ação Global Contra a Mudança Climática; ODS 15  Vida na Terra; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.