Propor melhorias na formação inicial de professores. Este é o objetivo do grupo de trabalho instituído nesta terça-feira (28) por uma portaria assinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana. A ação faz parte de um conjunto de medidas anunciadas pela Pasta para enfrentar o desempenho abaixo do esperado dos cursos de licenciatura.

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Outra medida, entretanto, será a ampliação de 31 mil bolsas para formação de iniciação à docência e residência pedagógica, em 2023. Além disso, outras 100 mil estão previstas para 2024. Durante a cerimônia, porém, Camilo Santana citou esforços do MEC para a formatação de uma política nacional de alfabetização.

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“Quando uma criança aprende a ler e a escrever na idade certa o efeito desse aprendizado aparece em toda a sua formação. É preciso avançar e essa mudança só se constrói a várias mãos. Para alfabetizar melhor precisamos melhorar a qualidade da formação dos nossos professores”, defendeu. 

Santana, no entanto, classificou a portaria uma convocação para que todos possam se sentar à mesa. O objetivo, primeiramente, é unir esforços para alcançar o objetivo de melhorar a qualidade da educação do Brasil.

“Precisamos garantir que as nossas crianças e jovens tenham uma oportunidade de vida melhor. E nada se faz se não for através da educação”, finalizou.

Licenciatura e pedagogia 

O grupo de trabalho visa propor políticas de melhoria da formação inicial de professores. “Precisamos elaborar uma proposta. Seja ela de indução por parte do MEC, de incentivos, de mudanças curriculares ou de estratégia. Temos que buscar atratividade para os cursos de licenciatura e de pedagogia”, afirmou o ministro.

De acordo com Santana, contudo, é preciso união entre instituições públicas e privadas para alcançar um resultado positivo na formação dos docentes brasileiros.

“É impressionante você imaginar que apenas 15% dos alunos de licenciatura de matemática terminam o curso. Precisamos identificar o motivo disso”, pontuou Camilo.

Além disso, Santana comentou os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação apresentados pelo Inep. Juntamente com os números do Censo da Educação Superior, revelam alto índice de evasão nos cursos de licenciaturas. 

O GT será composto por representantes de todas as secretarias do MEC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); Conselho Nacional de Educação (CNE); Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes); Fórum Nacional de Educação (FNE); Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); Associações Brasileiras de Universidades Comunitárias e Confessionais, e estabelecimentos de ensino do setor privado. O GT terá prazo de duração de 60 dias para apresentar a proposta e as universidades identificarem o motivo da evasão.

Pibid 

O ministro também anunciou a ampliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A iniciativa integra a Política Nacional de Formação de Professores do MEC e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência. A ação contribui para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e melhoria de qualidade da educação básica pública.

“Estamos aumentando 54% das bolsas, saindo já esse ano de cerca de 57 mil para 90 mil bolsas. Para o próximo ano estamos anunciando que serão 100 mil novas bolsas do Pibid para formação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, informou. 

Grupo de Trabalho para propor políticas de melhoria da formação inicial de docentes foi anunciado como resposta aos indicadores de qualidade da educação superior dos cursos de licenciatura, apresentados pelo Inep (Foto: Luis Fortes/MEC)

Indicadores de qualidade 

Os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) estão disponíveis no portal do Inep. Os números, entretanto, são do ano de 2021.

Com informações do MEC

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