Sagres em OFF
Rubens Salomão

Gustavo Mendanha avisa que só participa de debates com presença de Caiado

Com clara intenção de se efetivar como polo contrário a Ronaldo Caiado (UB) nas eleições estaduais deste ano, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota) confirmou ontem que só pretende participar dos debates que tenham a presença do governador. Sem a presença do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) na disputa ao governo, já que o tucano escolheu o pleito ao Senado, Mendanha e Caiado ampliam a vantagem sobre as outras sete candidaturas ao Palácio das Esmeraldas.

Ouça a coluna em formato de podcast:

Ouça “#470: Gustavo Mendanha avisa que só participa de debates com presença de Caiado” no Spreaker.

“Vou em todos debates que tiverem a presença do governador. Acredito que teremos boas oportunidades de comparar os projetos e ajudar no processo de escolha dos goianos”, definiu Mendanha pelas redes sociais. Ainda distantes dos dois líderes nas pesquisas, os candidatos Wolmir Amado (PT) e Major Vitor Hugo (PL) acreditam na influência do processo nacional em Goiás para crescer nas pesquisas, com base no alinhamento, respectivamente, com o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

A campanha de Ronaldo Caiado ainda não definiu sobre a presença ou não do governador nos debates a serem realizados por veículos de comunicação em Goiás. A primeira oportunidade de encontro entre eles já ocorre na quinta-feira (25), na próxima semana. Em reunião com representantes das candidaturas ao Governo e ao Senado, o Sistema Sagres de Comunicação definiu o dia 22 de setembro para a realização de debate entre os candidatos ao governo.

Dois lados

O ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot, pediu desfiliação do Patriota e declarou apoio a Marconi Perillo na disputa por vaga no Senado. Ao mesmo tempo, o ex-tucano confirma apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado (UB).

Encontro

Jânio recebeu a visita de Marconi Perillo na manhã desta terça-feira (16) e confirmou a aliança com o ex-governador, que inclui estrutura e lideranças em Trindade. O ex-prefeito chegou a se lançar pré-candidato ao governo e tinha discurso de oposição a Caiado. Depois, voltou atrás e aderiu à base governista.

Choque

Questionado sobre incoerência ao apoiar grupos políticos que se opõe nessa campanha, Darrot avalia não haver impedimento. “Não são candidaturas que se confrontam. Me desvinculei para participar ativamente da campanha do governador Ronaldo Caiado”.

Recuperação

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota) anunciou que não será mais candidato a deputado federal, por motivo de saúde. O vereador voltou a sentir dores no peito e foi submetido a um cateterismo.

Sentiu

A decisão pela desistência foi tomada na noite de ontem, em reunião com o grupo político e familiares. Policarpo voltou a precisar de atendimento médico logo no primeiro dia de atividades do período eleitoral, quando se sentiu mal em agenda de campanha.

Diagnóstico

Policarpo foi atendido em casa e teve diagnóstico de ponte miocárdica, com recomendação de repouso obrigatório de pelo menos 15 dias. A intenção e prevenir possível agravamento do quadro.

vereador romario policarpo foto alberto maia
Romário Policarpo, vereador e presidente da Câmara Municipal de Goiânia (Foto: Alberto Maia)

No momento…

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) tem no momento a presidência de Eurípides Junior e anunciou apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A legenda enfrenta uma disputa judicial e tem R$ 91,4 milhões do fundo eleitoral para a campanha eleitoral deste ano.

Comunicado

Com a decisão de se apoiar o candidato petista, Eurípedes Junior retirou a candidatura própria à presidência do empresário Pablo Marçal, que será comunicado sobre processo de expulsão da sigla.

Processo

O juiz Renato Coelho Borelli, da 15ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) recebeu denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o presidente do PP em Goiás e candidato ao Senado, Alexandre Baldy. O político foi denunciado por supostamente ter colaborado com a contratação, em 2018, quando estava no comando do Ministério das Cidades, de 17.404 unidades habitacionais no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, gerando despesa de R$ 1,43 bilhão.

Irregular

Segundo a denúncia, a contratação ocorreu mesmo a pasta sendo alertada da indisponibilidade de caixa, de acordo com relatório da Controladoria Geral da União (CGU). Além de Baldy, outras duas pessoas que ocupavam os cargos de secretária Nacional de Habitação e de secretário executivo também foram denunciadas.

Ao voto!

A petição inicial foi protocolada em maio deste ano e a Justiça acatou a denúncia em 21 de junho. O processo segue em fase inicial e não causa impedimento para a candidatura de Baldy ao Senado.

Alexandre Baldy (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Mais lidas:

Leia também: