Na última segunda-feira (5), o Vila Nova finalizou o primeiro turno da Série C do Campeonato Brasileiro com vitória sobre a Jacuipense-BA. No estádio de Pituaçu, em Salvador, os comandados de Bolívar triunfaram por 3 a 0, com gols de Henan, duas vezes, e Rafhael Lucas. O resultado deixou a equipe na segunda posição do Grupo A da primeira fase, com 16 pontos.

Além de ter a defesa menos vazada do campeonato, com cinco gols sofridos em nove rodadas, a vitória vilanovense na Bahia também exaltou os atacantes colorados, sempre pressionados por causa do histórico ruim dos jogadores do setor nas últimas temporadas. Dos dez gols marcados no Brasileirão, sete foram de avançados, sendo quatro de Henan e um tento cada para Lucas Silva, Caíque e Rafhael Lucas.

Veja mais – Campanha no primeiro turno deixa o Vila Nova com ‘cara de acesso’? Confira análises da Sagres

Quebra de um longo tabu

Vencer com três ou mais gols marcados não é rotineiro no Vila Nova, o que dirá com todos os tentos marcados por atacantes. Nesta temporada, esta foi apenas a segunda vez que os colorados balançaram as redes adversários por mais de três oportunidades. Na própria Série C, duas rodadas atrás, o Imperatriz também foi derrotado por 3 a 0, quando Henan, Pablo e Caíque movimentaram o placar no Onésio Brasileiro Alvarenga.

Em 2019, em apenas duas oportunidades os vilanovenses fizeram três gols em uma partida, contra Crac (3-0), no dia 31 de janeiro, sob o comando de Umberto Louzer, e Anapolina (3-2), em 10 de março, já com Eduardo Baptista. Com Hemerson Maria, entre 2017 e 2018, o feito se repetiu mais vezes, em sete jogos, contra Guarani (3-1), Paraná (3-2), CRB (3-0), Sampaio Corrêa (3-1), Goiás (3-1 e 3-0) e Figueirense (3-1).

No último caso, nos 3 a 1 sobre o Figueirense, foi justamente a última partida em que a vitória colorada – com três ou mais gols – foi construída inteira por jogadores do ataque. A ressalva se dá por conta de Elias, que marcou dois tentos naquele 9 de novembro de 2018, em jogo válido pela 36ª rodada da Série B. Na ocasião, o meia-atacante atuou na função de centroavante, acompanhado por Mateus Anderson e Juninho (autor do outro gol).

Se Elias for desconsiderado por sua posição de origem, é necessário voltar ainda mais no tempo. No dia 8 de novembro de 2016, pela 35ª rodada da Série B, a vitória por 3 a 1 sobre o Brasil de Pelotas foi, de fato, a última do Vila Nova em que três atacantes balançaram as redes adversárias. Na oportunidade, o time treinado por Guilherme Alves contou com as marcas de Fabinho, Moisés e Frontini.

Assista aos gols do Vila Nova sobre a Jacuipense pela 9ª rodada da Série C