Neste mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher destacamos a Meirinalva Maria Pinto, que representa a força feminina na preservação ambiental. Administradora, servidora pública, ativista ambiental e presidente do Instituto Plantadores de Água, ong criada em 2019, em Goiânia, e fundada por ela ao lado dos colegas Eliamara e Ernesto, para a recuperação de áreas degradadas e nascentes.
Atualmente, Eliamara Rodrigues é a vice-presidente da ong e Ernesto Augustus é o diretor administrativo e de finanças. Destaque na missão, Meirinalva deseja que mais mulheres se envolvam com a causa ambiental e contribuam para uma sociedade mais justa e solidária.
“O que eu faço é realmente pelo amor à natureza. A minha motivação é o cuidado com a mãe terra que nós precisamos hoje mais do que nunca estar cuidando. Então todos nós de certa forma já estávamos envolvidos e unimos pessoas que assim como nós são amantes da natureza”, disse.
O trabalho do Instituto Plantadores de Água é realizado em Goiânia e nas cidades mais próximas. Os voluntários plantam as mudas e fazem durante todo o ano a manutenção.
“Se você planta e abandona essas árvores não chegarão à fase adulta. Então a manutenção é o mais importante, que é cuidar dessas plantas, tirar as plantas daninhas, combater as formigas e colocar o adubo, então isso é um trabalho constante. Essa é a diferença do nosso trabalho”, contou destacando que nas áreas plantadas em 2022 as plantas já atingiram 10 metros.
Mulheres transformam a sociedade
O trabalho da ong é amplo, vai do plantio e manutenção até a conscientização sobre a preservação ambiental com eventos em parques e distribuição de mudas para a população. Meirinalva está envolvida com a proteção do meio ambiente pela preocupação com os problemas ambientais atuais, mas principalmente porque foi criada num meio respeitoso à natureza.
“Eu nasci no meio rural, no interior, e ali você aprende desde cedo o amor à terra, você ajuda no trabalho, na lida diária, então o meu amor pela terra vem desde então. Aí eu vim para a cidade grande e quando você chega aqui quer continuar colocando a mão na terra, é esse amor que traz de volta e você tenta resgatar isso”, compartilhou.
O amor à natureza que vem com ela desde a infância tem continuidade com a ong Instituto Plantadores de Água, mas Meirinalva quer ir muito além disso. Através do sonho que nasceu e que ela concretizou, ela espera levar para outras mulheres a certeza de que elas transformam o mundo com sua ação a favor do meio ambiente.
“Para mim é uma honra, é muito especial estar à frente desse projeto. Porque você vai conquistando esse espaço, vai achando caminhos e trazendo pessoas para agregar e se juntar a uma causa tão urgente e tão necessária. É uma honra muito grande estar contribuindo com essa pequena semente que estamos lançando”, disse.
Dia Internacional da Mulher
Meirinalva Maria Pinto acredita na sensibilidade da mulher e na dedicação amorosa com que elas tratam as causas sociais e, por isso, deixou uma mensagem especial para todas.
“Eu acho que o dia da mulher precisa ser comemorado todos os dias. Mas nós temos esse caminho de luta e nós temos que continuar mostrando que nós somos competentes, nós temos sim o nosso espaço e nós podemos sim transformar a sociedade”, contou.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 05 – Igualdade de Gênero e o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.
Leia mais: