Hocus Pocus é cantinho do pop e geek

A Hocus Pocus é um cantinho da cultura pop e geek bem no coração de Goiânia. A livraria está localizada na esquina das Avenidas Paranaíba e Araguaia, no Centro da capital. Com mais de duas décadas de história, o lugar passou de uma simples lojinha para algo que faz parte da cultura alternativa da capital goiana.

O local é bem específico, característico e marcante. Caminhando você sente o forte cheiro de incenso, o odor característico do papel velho e de páginas amareladas. Lá você encontra um mosaico colorido e irregular das páginas, pôsteres e fotos que cobrem as paredes e os tetos. 

A Hocus Pocus atua na região desde 1992 e conta com um espaço dividido em três andares: o primeiro dedicado à cultura pop e geek, com broches e camisetas, o segundo com discos, cd’s e alguns livros, e o terceiro se encontra uma variedade maior de livros e revistas.

(Foto: Rubens Salomão)

Trajetória

A história da livraria Hocus Pocus começa antes mesmo da instalação do atual endereço. Tudo iniciou na antiga Feira Hippie, ainda nos anos 1980, quando funcionava na Avenida Goiás. 

O proprietário, Luiz Fafau, e seu irmão tinham uma banca onde comercializavam vinis, quadrinhos, livros, etc, e por conta desta experiência, junto com seus irmãos, teve a ideia de abrir uma loja, inaugurando a Hocus Pocus em 1992. 

O acervo da Hocus Pocus foi crescendo, junto com a variedade de produtos comercializados, tendo, inclusive, hoje um dos maiores acervos de histórias em quadrinhos no estado de Goiás.

O que encontrar?

Além das revistas em quadrinho é possível comprar vinis, CDs livros e jornais alternativos, com a evolução do mercado. Há também gibis, mangás, revistas e camisetas. Entrar na loja significa garimpar. Há muitos os tesouros escondidos. No vasto catálogo, é possível encontrar publicações esgotadas ou encerradas há muito tempo.

Goiânia 90 Lugares

Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.

A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.

As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.

(Foto: Rubens Salomão)

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia mais:

Mais lidas:

Leia também: