A Cúpula da Amazônia acontece entre os dias 8 e 9 de agosto em Belém. O evento, que vai receber os chefes de estado de oitos países sul-americanos que compartilham a floresta amazônica, serve como preparação para a COP 30, marcada para 2025 no Brasil. Aliás, a presença do presidente do país árabe, que comanda a COP 28 no fim do mês de novembro, Xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, foi confirmada no evento na semana que vem.

Cúpula da Amazônia

O evento em Belém na próxima semana, reúne representantes da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela -, além de Congo, República Democrática do Congo e Indonésia, países que contam com grandes reservas de florestas tropicais, e outros países convidados. Segundo o presidente Lula, a intenção do encontro é balizar a discussão que será levada à COP-28.

“O que queremos é dizer ao mundo o que vamos fazer com as nossas florestas e o que o mundo tem que fazer para nos ajudar, porque prometeram 100 bilhões de dólares em 2009 e até hoje não saiu”, afirmou, na terça-feira, durante o programa semanal Conversa com o Presidente.

Outros eventos

A capital paraense também vai receber em 2025, a COP 30, por isso será sede de vários encontros importantes durante o mês de agosto. Além da Cúpula da Amazônia, que vai contar com cobertura do Sistema Sagres de Comunicação, ainda neste semana – dias 3 e 4 – acontece o Fórum das Cidades Amazônicas, promovido pela Prefeitura de Belém. O objetivo é conversar sobre políticas públicas para impulsionar a urbanização sustentável da região.

Clique aqui e veja a agenda completa de eventos em Belém durante o mês de agosto

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima e o ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.

Leia mais