Foto: Divulgação

O secretário de Estado da Saúde Leonardo Vilela fez na manhã desta terça-feira (27) vistoria e reunião com a diretoria do Instituto Haver, Organização Social que assumiu a gerência do Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (HUGO), em substituição ao Instituto Gerir. O Hospital Estadual de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos (HUTRIN) passou a ser administrado pelo Instituto CEM. As duas unidades já funcionam em plena normalidade.

O titular da Pasta destacou que, mesmo no período de transição, nenhum paciente em estado grave, no perfil de urgência e emergência, deixou de ser atendido no Hugo. “Nossa expectativa é que, de hoje em diante, possamos voltar ao nosso estado de normalidade, ou seja, um hospital que é acreditado ONA 1, que é referência em Goiás, no Centro-Oeste, esse é nosso objetivo”, falou.

Em vistoria no Hugo, Leonardo Vilela constatou que a partir da assunção do Instituto Haver, os serviços e atendimentos voltaram à completa normalidade no Hugo. Os serviços médicos e de outros profissionais de saúde, assim como de segurança, recepção, lavanderia, nutrição e higienização funcionam normalmente. A farmácia também está abastecida. Os atendimentos eletivos, que foram momentaneamente suspensos, também voltaram a ser realizados.

O presidente do Instituto Haver, Yuri Vasconcelos Pinheiro, destacou que, durante o processo de mudança, houve importante contribuição da SES na manutenção dos serviços. “Algumas questões pontuais foram resolvidas a contento, e agora, com a manutenção do quadro de colaboradores, de pessoas da diretoria, com larga experiência, e com a vinda de outras pessoas com experiência em gestão pública, o trabalho será árduo, mas, certamente, positivo”, avaliou.

A Comissão Especial de Fiscalização e Acompanhamento do Hugo continua na unidade até sexta-feira, contribuindo no repasse de informações para o Instituto Haver. A nova direção do Hugo é composta pelo diretor técnico, Dr. Romeu Sussumu Kuabara; pelo diretor administrativo, Dr. Adilson Usier, e pelo diretor geral, Dr. Ricardo Furtado, que já estava à frente da unidade.

Hutrin

O superintendente de Gestão, Planejamento e Finanças da SES, Lucas de Paula Silva, e a superintendente de Controle, Avaliação e Gerenciamento das Unidades de Saúde da SES, Ana Lívia Soares, participaram de reunião nessa manhã, com representantes do Instituto CEM. A unidade também está com suas atividades em pleno funcionamento.

Repasses

As metas e os valores do contrato com as novas OSs continuam os mesmos contratualizados com a Gerir. Para o Hugo o valor é de cerca de R$ 20 milhões mensais, e para o Hutrin, de R$ 2,2 milhões mensais. A previsão é de que os primeiros repasses sejam efetuados na primeira quinzena de dezembro.

Com informações do Goiás Agora